23.5 C
Rondonópolis
, 11 maio 2024
 
 

Uma semana especial

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Incluir quer dizer fazer parte, inserir, introduzir. Assim, incluir socialmente as pessoas com algum tipo de deficiência significa torná-las participantes da vida social, econômica e política, assegurando o respeito aos seus direitos no âmbito da sociedade, do estado e do poder público. A APAE de Rondonópolis participa da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, com várias atividades beneficiando os alunos. Só que mais do que realizar atividades, o objetivo é conscientizar a população e o poder público que a inclusão não significa apenas a presença da pessoa, mas que ela também possa participar e ser ativa no que se propõe.
A semana é uma oportunidade para realizar debates e promover ações para a defesa, conquista e ampliação de direitos, afinal, são quase 300 alunos e mais de 30 funcionários que diariamente enfrentam barreiras em vários sentidos. São profissionais carinhosos e alunos amorosos, que merecem uma atenção mais do que especial. Sabe-se que a inclusão é um processo que acontece gradualmente, com avanços e retrocessos, isto porque os seres humanos são de natureza complexa e com heranças antigas, têm preconceitos e diversas maneiras de entender o mundo.
Assim sendo, torna-se difícil terminar com a exclusão e mesmo existindo leis contra a mesma, não são leis que vão mudar, de um dia para o outro, a mentalidade da sociedade assim como o seu preconceito. Por isso é sempre importante lembrar que, como todo ser humano, o portador de deficiências é dotado de dignidade, responsabilidade e esperança, que devem ser orientados e direcionados de acordo com suas condições oportunizando o desenvolvimento máximo de suas potencialidades. E cabe a nós, também fazermos a nossa parte, respeitando e também lutando para que os direitos sejam respeitados e os deveres do estado cumpridos.
Em julho, foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, com a previsão de diversas garantias e direitos às pessoas nessa condição. O que se espera, é que a lei seja colocada em prática e não fique apenas em palavras bonitas, mas em atitudes para garantir os direitos e proporcionar melhor qualidade de vida a inúmeros brasileiros, incluindo os alunos da APAE de Rondonópolis.

- PUBLICIDADE -spot_img

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Negociação de dívidas: REFIS tem início na próxima segunda-feira (13)

Começa na próxima segunda-feira, dia 13, e segue até 31 de maio, o Mutirão do Programa de Regularização Fiscal...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img