25.7 C
Rondonópolis
, 20 maio 2024
 
 

Atenção nesta época

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

O período da estiagem chegou novamente em Mato Grosso e, com ele, os tradicionais transtornos dessa época. Um dos problemas é a poeira que assola grande parte das regiões de Rondonópolis, uma vez que expressivo número de bairros ainda não dispõe de vias asfaltadas. Com isso, manter as casas limpas é um desafio para os moradores.
Não é apenas a poeira um dos grandes transtornos desse período. Com a vegetação extremamente seca por causa da falta de chuvas, todo o cuidado é pouco para não causar queimadas urbanas ou incêndios fora de controle. No perímetro urbano, os terrenos baldios merecem cuidados e atenção redobrada, mantendo-os os devidamente limpos. Os moradores da periferia também precisam evitar a prática de colocar fogo em folhas secas, o que ajuda piorar a qualidade do ar.
Em reportagem desta edição de domingo no Jornal A TRIBUNA, o Corpo de Bombeiros fez um alerta para que os moradores tomem medidas preventivas quanto às queimadas, que trazem grandes prejuízos à sociedade, como poluição do ar, problemas de saúde e, dependendo das proporções, destruindo imóveis e comprometendo a distribuição de energia elétrica.
O alerta ao trafegar nas rodovias também deve ser muito, uma vez que pequenas fagulhas de fogo, como fósforos e cigarros, quando jogados dos veículos, podem atingir a vegetação seca e causar incêndios em matas/florestas, matar criações e destruir plantações e construções. Nesse contexto, vale lembrar que as queimadas controladas, na zona rural, são proibidas nesta época do ano e merecem cuidado redobrado por todos os proprietários rurais.
Além do mais, não podemos esquecer que as altas temperaturas e a baixa umidade relativa do ar desse período são outros sinais de alerta para a população a partir de agora. Com isso, vale cuidar da hidratação, não descuidar do uso do protetor solar, umidificar os ambientes em casa, moderar nas práticas esportivas sob sol quente e quando de baixas umidades, entre outros.
Em suma, esse é um período de conscientização! Devemos ter a consciência dos males das queimadas, não só por causa de possíveis multas, e não esquecer de cuidar melhor da nossa saúde em um período altamente desgastante. Dessa forma, esse período crítico pode ser amenizado bastante…

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Mais de 38,6 mil estudantes da Rede Estadual podem participar do Enem 2024

Mais de 36,8 mil estudantes da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso, que estão concluindo o Ensino Médio...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img