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Rondonópolis
, 15 maio 2024
 
 

Qualidade essencial

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Em uma época em que os brasileiros têm saído às compras sem medo, as reclamações ligadas ao consumo são cada vez mais comuns. Em muitos casos, as empresas, infelizmente, não estavam preparadas para o crescente aumento da demanda. Esse cenário pode ser verificado na busca pelos órgãos de defesa ao consumidor, como o Procon.

A reportagem de capa do Jornal A TRIBUNA de ontem mostrou que o segmento mais reclamado pelos consumidores de Rondonópolis em 2013 foi o de serviços essenciais, como telefonia, fornecedoras de água e de energia elétrica. Nesse grupo, vale destacar especialmente as empresas de telefonia, com crescente e surpreendente expansão da telefonia móvel.

Tanto é que o número de linhas de telefonia móvel já superou o número de habitantes do País. Com tanta demanda e vários produtos oferecidos, as empresas do setor não conseguem prestar um serviço a contento. São ligações que não se completam, ligações que caem quando está se falando, partes da cidade sem cobertura, cobranças indevidas de serviços, entre outros…

Ao ampliar a prestação do serviço, cada empresa tem de estar ciente da sua capacidade de atendimento, não se esquecendo que o cliente merece a devida qualidade e, principalmente, o necessário respeito. Quando o serviço ou produto apresenta defeito, a resposta ao cliente tem de ser mais rápida. A busca de uma negociação em casos de conflito deve ser outra meta.

A publicação do ranking das empresas e dos segmentos mais reclamados em Rondonópolis aponta para a urgente necessidade da melhoria dos serviços essenciais, especialmente de telefonia. Inclusive, esse tipo de publicação, garantida em lei, é pertinente para que as empresas mais reclamadas busquem melhorar e, dessa forma, sair do topo das reclamações. Ao mesmo tempo serve de alerta para os clientes.

No entanto, o mais importante é que o Governo Federal exija mais e coloque metas mais audaciosas para as empresas dos setores de telefonia, fornecimento de água e energia, com as punições pertinentes em caso de descumprimento. Somente com um rigor maior advindo do setor público essas gigantes do segmento de serviços essenciais vão garantir o atendimento com a qualidade esperada.

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