21.7 C
Rondonópolis
, 19 maio 2024
 
 

Um mundo de cabelos brancos

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

O avanço da população idosa chama a atenção em todo o mundo. Um estudo divulgado ontem no Jornal A TRIBUNA apontou que o número de pessoas idosas em todo o planeta deve superar a marca de 1 bilhão de indivíduos até 2022. Trata-se de uma tendência que vem sendo seguida aqui no Brasil também, onde os idosos já são mais de 12% da população nacional. Enquanto isso, o número de pessoas jovens vem diminuindo em território nacional.
O aumento do número de idosos evidencia o aumento da expectativa de vida da população, com ampliação dos serviços de saneamento, de saúde, de pesquisas científicas, da qualidade de vida, entre outros. Por isso, esse envelhecimento da população não deixa de ser uma boa notícia, mas deve ser visto com cautela e, principalmente, deve vir acompanhado de ações que venham a contemplar deficiências ainda existentes.
No Brasil, por exemplo, a preocupação com gastos com a Previdência Social já faz o governo intensificar as exigências e preparar medidas com o intuito de postergar a idade de aposentadoria. Nesse contexto, o aumento da idade mínima de aposentadoria é um dos assuntos que deve centralizar acalorados debates nos próximos anos. Um gasto a mais é com a estruturação do setor de saúde, para atender esse público.
Outro desafio é colocar em prática políticas diversas que apoiem as populações com mais de 60 anos. Isso porque é uma fatia da população que, com mais vigor e expectativa de vida, continua trabalhando para reforçar o orçamento familiar; possui tempo para mais atividades culturais e de lazer; que está propensa a assumir novas tarefas ao invés de ficar em casa…
São ônus e bônus da transformação de uma população jovem em uma população idosa, assim como já ocorre em países europeus. Inclusive, em Rondonópolis, onde também se verifica um aumento da população idosa, o novo prefeito terá de ver essa realidade! Para isso, é preciso focar programas e espaços no município que venham valorizar e dar mais atenção aos nossos idosos.
Pelas mudanças verificadas, ainda temos muito a evoluir em prol dos nossos idosos. Um alento é que no Brasil temos o Estatuto do Idoso. Contudo, é crucial avançarmos no cumprimento do Estatuto, para que a população idosa nacional seja realmente respeitada, receba os seus direitos e puna maltratos e descasos com essa fatia da população. Além disso, precisamos avançar em novas políticas e programas sociais para esse segmento…

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Baixa do Guaíba revela destruição e prejuízo em Porto Alegre

Este sábado (18) começou sem chuva e com sol em Porto Alegre. A água das ruas já baixou em...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img