22 C
Rondonópolis
, 15 maio 2024
 
 

Nossos professores precisam ser valorizados

- PUBLICIDADE -spot_img

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

O que seria do incontável número de profissões existentes sem a figura dos professores? Certamente todos os profissionais devem muito aos esforços e ao papel dos educadores. Infelizmente, essa tão importante categoria acabou sendo preterida em meio a tantas profissões da moda, consideradas nobres e projetadas pelo mundo capitalista.
Ao longo dos tempos, os professores foram vítimas de uma política de desvalorização, com resultados graves na qualidade da educação e no avanço de vários setores estratégicos do Brasil. Os salários pagos a esses profissionais – que chegaram a valores vergonhosos – são uma triste consequência dessa realidade. Nessa vertente, os cursos de licenciatura foram cada vez mais sendo preteridos pelas novas gerações.
Uma nova esperança aos nossos queridos professores que ministram a Educação Básica começou a surgir a partir das ostensivas campanhas em prol de políticas de qualificação dos profissionais do setor e de defesa em prol de um piso nacional. O novo piso, por exemplo, chegou a R$ 1.451,00. Realmente é um avanço, mas ainda é pouco diante da relevância dessa categoria para a nação!
O problema é que, apesar de ser um piso nacional, muitos municípios e estados vem alegando dificuldades financeiras para pagar o valor determinado. A realidade é que muitos municípios ainda não estão pagando o valor determinado pelo piso nacional do magistério. Uma saída, diante das limitações de pequenos e pobres municípios, seria o Governo Federal entrar com uma contrapartida para bancar os valores determinados, sem exigências inatingíveis.
Mais que haver um consenso para os critérios para definição do piso é preciso ter a consciência dos resultados da valorização completa dos professores. A política de qualificação dos nossos professores, por exemplo, deve ser incrementada, visando termos um ensino mais forte. Somente com a formação sólida dos nossos cidadãos, passando pelo tratamento digno dos professores, é que teremos condições de continuar crescendo e alcançando posições mais elevadas enquanto país.
Chegou a hora de dar a merecida atenção para esses grandes profissionais da educação!

- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Governo do RS chama bombeiros da reserva e policiais aposentados

O governo do Rio Grande do Sul publicou nesta quarta-feira (15), no Diário Oficial do estado, uma autorização para que...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img