19 C
Rondonópolis
, 16 maio 2024
 
 

Os números ao nosso favor

- PUBLICIDADE -spot_img

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

O município de Rondonópolis vai fechando o ano de 2011 mantendo o título de maior exportador do estado de Mato Grosso. A informação foi antecipada ontem pelo Jornal A TRIBUNA, em notícia que mostra que as exportações do município vão fechar o ano em alta. Até novembro, a alta era de 11,03%, perfazendo US$ 908,2 milhões exportados.
Um dado interessante é que, apesar da crescente participação de outros municípios agrícolas na balança comercial de Mato Grosso, o município de Rondonópolis se mantém como importante pólo exportador. Ao invés de exportar produtos primários ou grãos, a cidade tem passado a exportar produtos com maior valor agregado, fruto da agroindustrialização. Outros pólos agrícolas do estado ainda tem grande dependência nos produtos meramente agrícolas.
Apesar do título na balança comercial, uma grande perda para Rondonópolis é que a Lei Kandir acaba isentando de ICMS os produtos primários destinados à exportação. Apesar de ser um incentivo às vendas ao mercado externo, as prefeituras de cidades exportadoras deixam de ganhar muito com essa legislação, apesar da compensação existente. Então, o mérito de exportar acaba não tendo resultados tão práticos para todos os moradores.
Além das exportações, os dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior mostram que Rondonópolis foi responsável por centralizar ainda as importações da quase totalidade efetivada pelo estado. Os produtos importados são insumos agrícolas basicamente e, mesmo não sendo destinados em maior parte ao município, acabam indicando que Rondonópolis é um importante centro de negócios de Mato Grosso. O incremento nas compras do exterior sinalizam ainda a boa fase do agronegócio estadual.
Apesar de Rondonópolis não ser destaque em produção agrícola (como muitas pensam), os números da balança comercial, por sua vez, evidenciam a força do agronegócio centralizado no município. E, para os próximos anos, com o ganho logístico a serem trazidos com a chegada da ferrovia e da possível implantação de uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE), Rondonópolis tende a se consolidar ainda mais na balança comercial do estado.
Ficamos felizes pela pujança econômica do nosso município…

- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img
« Artigo anterior
Próximo artigo »

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

UPA e PA Infantil: Falta de luvas para enfermeiros leva MP a notificar município

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso notificou a Secretaria Municipal de Saúde, recomendando que providencie em um...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img