33.5 C
Rondonópolis
, 20 maio 2024
 
 

A classe média exigente

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

O crescimento da Classe Média no Brasil ocorrido nas últimas décadas mostra que os investimentos, principalmente nos setores ligados ao social, deverão ser mais intensos por parte do governo federal.
Prova disso é um estudo divulgado pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) que indica que o crescimento da classe média nas economias emergentes vem junto com cobranças no setor social e em alguns casos resulta em tensões entre setores da sociedade e os governos.
A nova classe média não pensa apenas em bons salários e num crescimento na capacidade de investimentos, pensa sim em governos mais transparentes e com serviços públicos de melhor qualidade.
“Um Estado que não levar em conta as questões ligadas à coesão social corre o risco de enfrentar protestos sociais e aplicar políticas ineficazes”, diz os estudos.
O documento cita como exemplo a situação da Tailândia, que teve protestos comandados pela classe média no ano passado pedindo ações mais democráticas do governo central. A Tailândia é um dos países onde a classe média mais cresceu no Mundo. Outro exemplo são os chamados países da Primavera Árabe, como o Egito e Líbia que viveram momentos de protestos e tormentas. Esses dois países são outros dois exemplos de nações onde a classe média cresceu.
“O crescimento desencadeia novas tensões: aumento das desigualdades de renda, transformações estruturais e expectativas crescentes dos cidadãos em relação ao seu nível de vida e acesso às oportunidades”, destacou o documento. Essa chamada desigualdade entre os que estão no poder (no caso dos países árabes) e a classe média é o grande motivador dessas tensões.
Por outro lado, no Brasil aos poucos a classe média também começa a se manifestar. Nas principais cidades do país, entidades de classe, como a Ordem dos Advogados do Brasil, têm se manifestado contra a corrupção e organizando protestos nas ruas e eventos públicos.
Uma classe média maior significa mais acesso à educação e com certeza a formação de cidadãos mais críticos e mais exigentes e com mais pode aquisitivo. Portanto, o país deve estar preparado para isso e oferecer o mínimo que a classe média quer; que são transparência e apresentação de serviços públicos de qualidade.

- PUBLICIDADE -spot_img
« Artigo anterior
Próximo artigo »

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Mais de 38,6 mil estudantes da Rede Estadual podem participar do Enem 2024

Mais de 36,8 mil estudantes da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso, que estão concluindo o Ensino Médio...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img