25.7 C
Rondonópolis
 
 

Reduzir acidentes com motos

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Esta é a enésima vez que falamos sobre o assunto, mas devido a importância do tema e das significativas cobranças que a comunidade tem realizado por intermédio dos veículos de comunicação, mormente do Jornal A TRIBUNA, achamos pertinente retomarmos o tema, mas desta feita para falar sobre uma iniciativa que visa focar a raiz do problema, que vem sendo revelado através dos preocupantes indicadores de acidentes na cidade.
Inúmeras campanhas de educação/orientação no trânsito já foram encetadas na cidade, por iniciativa do poder público, iniciativa privada, instituições religiosas etc, e pouco se viu de fato quanto a uma diminuição sistemática e definitiva do problema. É bem verdade que a situação está estruturada numa realidade preocupante, que é o número significativo da frota de motocicletas na cidade, que segundo dados oficiais ultrapassam a casa dos 50 mil, numa frota superior a 100 mil veículos.
Então, devido à reconhecida melhoria na qualidade de vida do trabalhador e devido às facilidades de aquisição desse tipo de veículo, a frota se ampliou consideravelmente e resguardadas as devidas proporções, Rondonópolis é hoje considerada a capital da motocicleta no Estado.
Por isso, e também pela discutível qualidade da formação dos condutores desse tipo de veículo, bem como ao flagrante desrespeito à legislação, aliada à falta de consciência e cidadania no trânsito, os acidentes se sucedem e estão deixando uma onda de mutilados pela cidade. Na verdade, o maior problema reside na falta de consciência e de respeito à legislação vigente. Então, se essa campanha encetada pela Diocese e pela Setrat conseguir incutir nos condutores de moto a importância desse respeito, por certo estará sedimentando uma verdadeira consciência de cidadania, respeito e humanização no trânsito.
Sim, porque com essa tomada de atitude, o respeito à lei deverá prevalecer, seguido de perto pelo respeito à vida. Até porque, invariavelmente, as leis procuram proteger a vida e o Estado, através do ordenamento social, procura preservar a sociedade e seus integrantes. Por isso, toda e qualquer tentativa de subverter a ordem social deve ser olhada com atenção pelos poderes constituídos e pela sociedade organizada, porque representa um perigo à sobrevivência dessa mesma sociedade. A vida e as famílias agradecem.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Onda de calor gera alerta para MS e parte do estado de SP; Sul de MT e de GO podem ser atingidos

Um nova onda de calor deverá manter as temperaturas elevadas em todo o Mato Grosso do Sul nos últimos...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img