22.1 C
Rondonópolis
 
 

A identidade do Brasil

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

O Censo Demográfico 2010 começa neste domingo (01/08) e, mais uma vez, convém alertar para a importância de a sociedade colaborar com a realização da pesquisa. O censo acaba mostrando quantos são os brasileiros e em que realidade e condições eles vivem. Na verdade, a obtenção de uma nítida “fotografia” do país e das suas cidades depende do envolvimento da população, recebendo os recenseadores, respondendo adequadamente os questionários e fiscalizando os trabalhos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Muitos não sabem, mas o censo não é uma pesquisa qualquer. As políticas públicas e investimentos que vão nortear as diferentes esferas de governo são traçadas a partir do censo, que também serve para definição dos números de vereadores, deputados por unidade federativa, destinação de verbas para setores prioritários… Só para exemplificar, a informação de quantas famílias têm acesso a casa própria ajudará na identificação da necessidade de recursos e programas para a área habitacional com maior precisão. Os números e informações acabam sendo ainda essenciais para as decisões da iniciativa privada.
É óbvio que, com o aumento acentuado da violência e criminalidade, as pessoas ficam receosas em atender as pessoas que chegam em casa, principalmente as de maior poder aquisitivo. No entanto, em caso de dúvida, vale acionar o telefone do IBGE que cada recenseador deve portar e confirmar os dados. Cada recenseador deve estar com colete, boné e crachá com a identificação do Instituto, além de portar o computador de mão (PDA). Além disso, cada morador que não for pesquisado até o começo de novembro deve entrar em contato com o IBGE, contribuindo com que a pesquisa tenha maior credibilidade.
A participação de cada morador junto ao IBGE, fiscalizando e contribuindo, será essencial para que a real “identidade” de Rondonópolis seja feita. Nesse sentido, surge novamente a expectativa quanto ao número de habitantes locais, tendo em vista as constantes divergências entre as estimativas em relação à cidade e as pesquisas do Instituto. Pelo porte de Rondonópolis e seus números sócio-econômicos, esperamos que o censo, agora, venha realmente confirmar uma população local com mais de 200 mil habitantes.
Enfim, que o IBGE consiga fazer uma pesquisa séria, precisa, detalhada e com credibilidade. Isso também depende de você.

- PUBLICIDADE -spot_img
« Artigo anterior
Próximo artigo »

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Governador do RS alerta para “maior desastre da história” do estado

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, afirmou nesta quarta-feira (1º) que a destruição das chuvas que...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img