35.4 C
Rondonópolis
, 11 maio 2024
 
 

A vez dos pequenos

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

O projeto da “Rodovia do Leite” que interliga Pedra Preta, Nova Galiléia, Gleba São João, Nova Catanduva e Alto Bandeirantes é, sem dúvida, uma iniciativa diferente do que é comum acompanhamos quando o assunto é pavimentar estradas. Geralmente esse tipo de obra beneficia, em primeiro lugar, o grande produtor que precisa de boas estradas para exportar a produção e com isso ter um preço mais competitivo na hora de vender o resultado da produção.
O grande produtor não concorre com o mercado interno e sim com o externo, onde o simples transporte faz a diferença para quem exporta. Ele briga com americanos, argentinos, uruguaios e tudo faz a diferença na hora de vender.
Isso, sem dúvida, é válido, pois boas estradas para atender o grande produtor vai refletir diretamente na balança comercial do Estado e mais para frente em uma maior arrecadação, proporcionando sempre condições de investimento. O Estado está no papel dele e deve ser respeitado e elogiado quando investe em rodovias para os grandes.
Porém, é importante lembrar que na “Rodovia do Leite” não há grandes produtores e muito menos exportadores de soja. O foco nesta estrada é atender o pequeno produtor que tem seu sítio e que precisa chegar mais rápido à cidade para colocar no mercado o seu produto para vender.
Vale lembrar que naquela região o foco é a produção de leite que, durante anos foi esquecida, não somente em Mato Grosso, mas na verdade no Brasil. O produtor de leite sempre esteve em segundo plano, os incentivos são raros e todos sabem que ter lucro nesta atividade no país é muito complicado. Porém, com essa obra, pelo menos essa faixa de produtores possa até não ter grandes lucros, mas com certeza estará mais aliviada, pois foi lembrada pelo Governo do Estado e vai ver a área onde vive mais valorizada e o produto também com preço mais competitivo.
Atender o pequeno produtor, que em muitas vezes é esquecido, não deixa também de ser uma grande obra social e esta rodovia, uma luta do deputado J. Barreto (PR), que sirva como o grande exemplo.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Chuva afeta mais de 2 milhões de pessoas em todo o estado do RS

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul informou que já passa de 2 milhões o número de pessoas...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img