32.8 C
Rondonópolis
 
 

Hora de prestar contas

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Durante os últimos meses, alguns setores da sociedade local se movimentaram para cobrar a prestação de contas dos poderes. Por um lado, tanto o município como a Câmara de Vereadores de Rondonópolis, que foram os focos das cobranças, se movimentaram para cumprir nada mais do que manda a legislação. Porém, ainda houve falhas dos dois setores na hora de prestar contas.
O município, por exemplo, prestou contas por meio de uma audiência pública, onde foi apresentado o balanço quadrimestral. Nada mais do cumprir o que manda a Lei de Responsabilidade Fiscal.
Na audiência foram apresentados os números, além de uma notícia que havia um superávit de pelo menos R$ 20 milhões. Mas, mesmo assim, ainda há falhas, pois a prestação de contas do município não está disponível de forma completa no Tribunal de Contas do Estado. O cidadão comum que tenta verificar, via TCE, o que foi gasto nos últimos meses em uma cidade como Rondonópolis não consegue ver todos os números, pois há atraso no envio de informações por parte da prefeitura, fato este que acaba prejudicando as pessoas que querem acompanhar de perto o que gasta e o que arrecada a atual gestão.
Por outro lado, a Câmara de Vereadores fez exatamente ao contrário do município. O Legislativo local especificou detalhadamente os gastos no TCE. Lá está especificado gasto a gasto nos últimos meses. Vale destacar que o duodécimo da Câmara beira à casa de R$ 930 mil. Porém para dar mais transparência ainda a este processo, o ideal seria também divulgar esses balancetes na imprensa local. O que a Câmara fez, neste momento, foi apresentar internamente os números aos vereadores e já há a promessa de fazer uma apresentação mais ampla. Se isso realmente for feito, quem ganha é a sociedade. Vale destacar que hoje não passa de uma mera obrigação dos poderes em prestar contas à sociedade, que por outro lado tem o dever de cobrar sempre para onde está indo o dinheiro do cidadão que paga religiosamente os seus impostos.

- PUBLICIDADE -spot_img
« Artigo anterior
Próximo artigo »

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Abuso de poder na pré-campanha eleitoral pode ser econômico, político, midiático e religioso, explica especialista

Os abusos de poder no processo eleitoral podem ser caracterizados de diversas formas, entre elas: abuso de poder econômico,...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img