Contribuintes estão enfrentando uma verdadeira “via crucis” para pagar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2024 na prefeitura de Rondonópolis.
Uma sucessão de erros e dificuldades acabaram afetando a maior parte dos contribuintes que, no último dia do prazo final do pagamento com desconto [hoje, 10] ainda não conseguiram quitar o imposto.
Além dos erros dos valores no imposto cobrado de uma parcela dos contribuintes, os transtornos seguiram com o sistema eletrônico da Secretaria Municipal de Receita, que não funciona adequadamente, e com as filas e longo tempo de espera de quem precisa comparecer presencialmente ao Paço Municipal para pagar o imposto.
Ontem (9), o movimento de contribuintes teve início no Paço Municipal logo no começo da manhã. Duas horas antes da abertura do atendimento ao público, às 8h, uma longa fila já havia se formado.
As filas e a movimentação continuou até o final da tarde. Teve contribuinte que relatou ter permanecido mais de seis horas aguardando atendimento, outros nem foram atendidos porque o sistema eletrônico teve uma pane.
Ainda, entre as reclamações, estão a de contribuintes que não conseguiram emitir o boleto para pagamento do imposto de forma online pelo site da prefeitura, pelas várias inconsistências que o sistema apresentava, e daqueles que o valor do imposto veio errado, necessitando de correção.
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Com o prazo final para pagamento do imposto com desconto terminando hoje (10) e todos os problemas e transtornos que estão ocorrendo, vereadores e entidades como a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Rondonópolis estão cobrando que a prefeitura prorrogue o prazo.
Ontem, durante a ordem do dia da Câmara Municipal, os vereadores receberam representantes da CDL que foram pedir para o Legislativo interferir junto ao Executivo no sentido de que o prazo para o pagamento do IPTU com desconto seja prorrogado. Porém, até aquele momento, não havia definição se a prefeitura iria atender os pedidos.