23.5 C
Rondonópolis
-->  
-->  

Em Rondonópolis: Grupos prioritários tem vacina contra a gripe influenza disponibilizada

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
(Foto: Rovena Rosa / Ag.Br)

Segundo informe do gabinete de comunicação da prefeitura de Rondonópolis, as vacinas contra a gripe influenza para grupos prioritários (crianças, idosos e gestantes) já estão sendo disponibilizadas nas unidades de saúde da cidade, de segunda a sexta-feira das 7h as 11h e das 13h às 17h.

Os interessados devem levar a caderneta de vacinação ou um documento com foto.

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, crianças de 6 (seis) meses de idade até as menores de (6) seis anos, bem como mulheres gestantes e puérperas; povos indígenas e quilombolas bem como as pessoas em situação de rua estão liberados para se imunizarem em qualquer uma unidades de saúde (cerca de 70), espalhadas pela cidade e zona rural.

Além desses grupos acima citados, os idosos de 60 anos de idade e acima, imunossuprimidos ou não; trabalhadores da saúde; professores; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, como diabéticos entre outros, também são prioridades nessa etapa da vacinação.

Finalizando o grupo prioritário definido pelo Ministério da Saúde, estão Trabalhadores Portuários; Forças de Segurança, Salvamento e Forças Armadas; Trabalhadores de Transporte Coletivo Rodoviário e pessoas com deficiência permanente, também serão prioridade nesta etapa da vacinação.

Dia D

Na verdade, a vacinação acontece em todas as unidades de saúde de segunda a sexta-feira, das 7h as 11h e das 13h às 17h.

Todavia, para facilitar o acesso dos trabalhadores que por alguma razão não possam se dirigir a uma unidade de saúde durante a semana, a secretaria definiu o dia 20 de abril, próximo sábado, como o “Dia D” da vacinação/imunização.

Vacina HPV

Segundo a enfermeira-chefe de imunização da SMS, Cibely Carvalho, além da vacinação contra o vírus da influenza, a secretaria de Saúde ainda está disponibilizando vacinas contra o HPV – para jovens de 9 a 19 anos de idade, bem como fará atualização de caderneta vacinal de vacinas de rotina, em crianças até 6 anos de idade.

A secretaria alerta ainda para as mudanças técnicas e orientações do Ministério da Saúde nos esquemas vacinais da HPV, que atende a um novo calendário de vacinação e que a partir de agora será feita em apenas uma etapa (dose única).

Lembrando que os jovens de 9 a 19 anos já vacinados com uma dose, serão considerados vacinados conforme a nota técnica do Ministério da Saúde.

Conforme assessoria de comunicação, a secretaria de Saúde reforça que a população procure um dos postos de saúde da cidade para se imunizar contra a gripe influenza e se proteger de eventuais complicações, já que tem havido uma onda de gripe muito forte na cidade, e a vacinação/imunização protege a saúde das populações consideradas prioritárias: crianças, idosos e mulheres gestantes evitando complicações mais sérias, incluindo internações etc.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Candidatos em 2024: Pátio dá “jeitinho”, dribla a Justiça Eleitoral e mantém na gestão secretários exonerados

O prefeito Zé Carlos do Pátio (PSB) deu um “jeitinho” de driblar a Justiça Eleitoral e renomeou em novos...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img