22 C
Rondonópolis
, 15 maio 2024
 
 

Serviço continua precário: Câmara exige solução para o transporte coletivo

- PUBLICIDADE -spot_img

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Durante a ordem do dia de ontem da Câmara Municipal, a presidente da AMTC, Priscila Paiva, foi duramente cobrada (Foto – Valdeque Matos/A TRIBUNA)

Durante a ordem do dia de ontem (27) da Câmara de Vereadores, a presidente da Autarquia Municipal do Transporte Coletivo (AMTC), Priscila Paiva, foi duramente cobrada pela situação caótica que vem sendo vivenciada diariamente pelos usuários do serviço na cidade, que vão desde a superlotação, atrasos no quadro de horário e falta de veículos.

Sem definir uma data, a presidente da AMTC prometeu aos vereadores que todas as questões apresentadas serão solucionadas até o próximo mês de março.

Priscila, que acumula a presidência da AMTC com o comando da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Setrat), foi até a Câmara acompanhada do procurador jurídico da autarquia, Messias Alves, e outros membros de sua equipe, atendendo uma convocação do parlamento municipal, de autoria do vereador Investigador Gerson (MDB), aprovada na semana passada.

Por mais de duas horas, ela respondeu os vários questionamentos dos vereadores relacionados à precariedade com que o transporte público da cidade está funcionando desde o dia 1º de fevereiro, quando a AMTC passou a operar 100% o serviço, via contratação de uma cooperativa para ofertar os motoristas dos ônibus.

Desde então, usuários reclamam que estão tendo de enfrentar diariamente uma verdadeira saga para conseguir se locomover no transporte coletivo da cidade.

Nas redes sociais, são muitas as reclamações de longa espera por ônibus para quem quer ir ao trabalho, conseguir chegar à escola ou mesmo fazer outros compromissos.

A gestora frisou que a autarquia está empenhada em resolver os problemas enfrentados desde quando assumiu a operação do serviço que antes era realizado pela Cidade de Pedra.

Ela ainda prometeu, sem fixar data, que até o próximo mês todas as 26 linhas existentes do sistema estarão em pleno funcionamento, ressaltando que, dos 90 motoristas necessários, a cooperativa já conta com mais de 60 em seu quadro, além de vários outros passando por treinamento.

“Já temos 20 linhas e quatro de reforço. Até o próximo mês (março), completaremos 26 linhas. Depois disso, queremos ampliar o serviço com mais linhas, atendendo bairros que não recebem transporte coletivo hoje”, disse ela.

 

 

———— CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE  ————
————————————————————————————

 

 

Afirmou ainda que a autarquia tem fiscalizado e cobrado da cooperativa a melhoria do serviço. “Estamos há 27 dias resolvendo os problemas, inclusive estamos com fiscais em campo, acompanhando e cobrando”, reforçou.

ESTUDANTE EXTERNA INDIGNAÇÃO

Além de responder os questionamentos dos vereadores, que leram inúmeras reclamações sobre a precariedade do serviço que têm recebido de usuários por meio de mensagens de WhatsApp, Priscila também teve que ouvir, ao vivo, a queixa de uma estudante universitária, que acompanhava a Ordem do Dia.

Indignada com o que está acontecendo, Adilene Sara, que usa o transporte público para se locomover da sua casa no Jardim Itapuã até a instituição de ensino em que estuda no centro da cidade, disse ter de voltar a pé para sua residência depois das 22h, já que não tem encontrado mais ônibus.

“Estou tendo que ir embora a pé. Saí (anteontem) faltando 15 minutos para as 22h. Cheguei em casa às 23h40. Tive que atravessar sozinha a Bandeirantes a pé. Por que não volta o horário do ônibus?”, questionou ela.

“E aí ainda tenho que escutar funcionário da autarquia dizer que eu tenho que me adaptar ao horário de vocês. Não!”, exclamou revoltada a estudante. Priscila pediu desculpas à estudante e disse entender a sua indignação.

Repetiu que a AMTC está buscando resolver o mais rápido possível esta questão do transporte coletivo no período noturno para atender as demandas das instituições de ensino.

Autor do requerimento de convocação de Priscila, o vereador Investigador Gerson, que preside da Comissão de Transportes e Trânsito da Casa de Leis, considerou positivo o saldo da ida da presidente da autarquia até a Câmara ontem.

 

- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Governo do RS chama bombeiros da reserva e policiais aposentados

O governo do Rio Grande do Sul publicou nesta quarta-feira (15), no Diário Oficial do estado, uma autorização para que...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img