27.9 C
Rondonópolis
, 16 maio 2024
 
 

Em Rondonópolis: Projeto “Corrente do Bem” inicia oficinas artísticas para crianças

Iniciativa é proposta pela Associação Aprodaro de Mato Grosso, que conta com a parceria da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel)e do deputado Thiago Silva

- PUBLICIDADE -spot_img

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
O projeto contará com profissionais especializadas para atender as crianças (Foto – Divulgação)

O projeto “Corrente do Bem” deu início às oficinas de dança livre, teatro e canto com duração de sete meses, nesta segunda-feira (5), em que atenderá 40 crianças na faixa etária entre oito a 12 anos, oficinas artísticas e apresentações, em Rondonópolis.

A iniciativa é proposta pela Associação Aprodaro de Mato Grosso, que conta com a parceria da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel) e o deputado estadual Thiago Silva, que destinou emenda no valor de aproximadamente R$ 200 mil, por meio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).

De acordo com a presidente da Aprodaro, Sarah Jane Venâncio, as aulas serão ministradas para turmas nos períodos matutino e vespertino, nas segundas e quarta-feiras. Ela explica que o objetivo da ação é oportunizar o acesso à arte e a cultura às crianças, contribuindo assim, com a qualidade de vida delas, de suas famílias e da comunidade.

“Essas atividades auxiliam na supressão da ansiedade, na melhora da comunicação, no estímulo à criatividade, o que vai potencializar a capacidade intelectual, autoconhecimento, resiliência, socialização e superação”, diz.

“Mais um importante projeto social que firmamos parceria para contribuir com o desenvolvimento de nossas crianças e jovens, em que vão ampliar o conhecimento no campo artístico-cultural. Temos que permitir o contato delas com a arte para estimular as habilidades, gerar novas descobertas até a formação cultural. Fico feliz em somar com essa ação que vai conduzir nossos jovens para um caminho que trará só benefícios”, posicionou Thiago Silva.

A coordenadora do projeto “Corrente do Bem”, Maria Dalva Capellotto França, será a responsável em conduzir os trabalhos, sendo que há 37 anos atua no setorial de dança, tendo já assessorado eventos artísticos na Academia Líder de Artes, acompanhando vários espetáculos, mostras e peças teatrais em Rondonópolis e Curitiba (PR).

“Esse projeto proporciona às crianças o acesso a essas aulas de forma gratuita. Todas receberão uniforme completo de dança (collant, meia calça, sapatilha, saia e kit para o coque), figurino para as apresentações, camiseta de uniforme e uma bolsa para transportar seus materiais. É um projeto que abre as portas para essas crianças que amam a dança, o teatro e o canto, e que por força do destino não tinham acesso a essas artes”, declarou.

Profissionais – Além de Maria Dalva, o projeto vai contar com uma equipe especializada, como a professora Ana Cláudia Rocha Porto da Costa Vieira – que é pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional, Musicoterapeuta, Especialista em Música (Oficina de Canto) e a pedagoga Mislene Aparecida Gabriel, que é pós graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional com experiência em atendimento e diagnóstico de transtorno de aprendizagem (Oficina de Teatro).

No grupo, a profissional Yasmine Venâncio Zaher, do setorial da dança, também integra o projeto – sendo que atua na área desde 2002, como professora, coreógrafa e ensaiadora, sendo que participa como atriz em diversas peças teatrais, em Rondonópolis.

Ela chegou a ser aprovada nos exames internacionais da Royal Academy of Dance do nível Primary ao Intermediate Foundation, além de inúmeros cursos e participações em Mostras, Festivais e Espetáculos.

Como assistente de ensaios da equipe, o projeto contará com a participação de Priscila Hungaro, bailarina, professora e coreógrafa, formada em Educação Física (licenciatura – Faculdade UNIC Rondonópolis) e aprovada nos exames internacionais de Ballet Clássico da Metodologia Royal Academy of Dance nos níveis: Grades 6, Grade 7 e Vocational Intermediate. Ela ministra as aulas de dança, em Rondonópolis há seis anos e, em Alto Garças, há três anos.

Na programação das aulas, ficou definido que nas segundas-feiras acontecerão as oficinas de dança e teatro, nas quartas será de dança e canto e, aos sábados, todas as turmas vão se reunir para os ensaios. No final do projeto, o grupo poderá apresentar gratuitamente em três escolas da rede pública de ensino que ainda serão definidas no próximo mês de março.

A Associação APRODARO MT, entidade fundada em 1999, é responsável por 11 Festivais de Dança realizados em Mato Grosso, no Festival Mato-grossense – Encontro da Dança.

As pessoas interessadas em participar podem entrar em contato pelo telefone (66) 9722-6699 e/ou entrar nas redes sociais (@correntedobem.mt) para acompanhar as atividades que serão desenvolvidas no decorrer desse período.

 

- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Ministro do STF André Mendonça é eleito para o TSE

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça foi eleito nesta quinta-feira (16) para a vaga de ministro...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img