21.6 C
Rondonópolis
 
 

Autor local: Escritor lança o livro “Metamorfose” no próximo dia 1º de março

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

O escritor Édson Ceretta lança, no próximo dia 1º de março, às 19h30, na Biblioteca Municipal Rachid Mamed, o seu mais novo livro: “Metamorfose”. A obra, com 22 contos selecionados e inéditos, está dividida em dois capítulos: com textos mais pesados e sinistros, como “Casulo”, e com produções mais leves e de luz, a que o autor deu o nome de “Borboleta”. Contraste entre extremos, mutações de personagens, presença da fauna e ligações familiares são marcas do novo trabalho do escritor.

Segundo o autor, os textos foram produzidos, em sua maioria, entre 2019 e 2021, e organizados em 2022, em pleno período pandêmico da covid-19, com a ideia de tê-los lançados ainda no citado ano. Entretanto, como os recursos só puderam ser liberados na metade do ano de 2023, o livro está sendo trazido ao público, neste princípio de 2024.

Valorizando os opostos, a obra traz textos instigantes e intrigantes. Dela, irromper-se-ão estórias e histórias nevrálgicas, de mistério, aventura, suspense e misticismo, como também hilárias, sensíveis e curiosas.

O livro tem a consultoria literária de Hermélio Silva, profissional do marketing, escritor, com 33 livros publicados, e membro da Academia Rondonopolitana de Letras – ARL, cadeira nº 6.

Já as imagens, inclusive da capa e da contracapa, são do professor Paulo Branco, que já se fez presente em renomadas revistas, como Bundas (Ziraldo), Playboy, Jornal Pasquim Séc. XXI (Ziraldo).

E também em livro, como É mentira Chico! (homenagem a Chico Anísio, coordenado por Ziraldo), Quando eu era criança, de Rubem Alves, Fragmentos – Simone Pedersen, lançado na Bienal de Livro de São Paulo, e tantos outros.

Segundo Martiniano J. Silva, advogado, escritor e membro das Academias Goiana de Letras e Mineirense de Letras e Artes, que prefacia o quinto livro de Édson Ceretta, é: “(…) um livro dotado de narrativas tipicamente do cotidiano, universais, unívocas, redundantemente bem escritas, muito provavelmente primeiro requisito das grandes obras, no caso, queira-se ou não, com raízes literárias já em livros de Júlio Verne (…)”

Ceretta é autor dos livros “À sombra do 13” e “Crisântemo verde – Volume 1”, este lançado em maio de 2023, além de coautor da “Coletânea Aterrorizante” e da “Coletânea poética – Volume 1”.

“Quero alcançar o público em geral, mas a obra atinge também as crianças e os adolescentes, pois por meio de uma linguagem acessível e próxima da realidade deles, muitos dos contos irão prender a atenção de cada um, até o final, quando absorverão a fluidez do texto e o fechamento especial a que me propus neles”, disse Édson Ceretta sobre o novo trabalho.

O livro “Metamorfose” é objeto do Edital de Seleção Pública nº 06/2022/Secel/MT, o “Edital Estevão de Mendonça de Incentivo à Literatura Mato-grossense”, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer – Secel e do Governo de Mato Grosso.

O projeto prevê a destinação de 500 exemplares para a SECEL/MT, que deverão ser entregues na sede do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso – SEBP-MT.

Serão disponibilizadas 30 unidades do livro, para presentear os primeiros convidados que comparecerem ao evento de lançamento, na Biblioteca Rachid Mamed, localizada na Avenida Marechal Rondon, número 639, centro.

 

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Nomeação de ex-secretários: Advogado vê lei eleitoral burlada

O “jeitinho” que o prefeito Zé Carlos do Pátio (PSB) encontrou para manter na sua gestão os secretários que...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img