A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) realiza na próxima segunda-feira (5) a cerimônia de posse da nova Reitoria. Marcado para as 19h, no saguão do Bloco F da universidade, o evento marca a posse da professora Analy Polizel como reitora e de Renato Wasques como vice-reitor.
Analy e Renato foram nomeados pelo presidente Lula em dezembro entre os nomes que compunham a lista tríplice definida pelo Conselho Superior Universitário (Consuni) e encaminhada ao Ministério da Educação.
A professora será a primeira reitora eleita da instituição de ensino. Apesar de Analy já estar no cargo desde 2019, ela havia sido nomeada como reitora pró-tempore até que a universidade pudesse realizar sua primeira eleição, o que ocorreu em outubro do ano passado.
Na disputa eleitoral, Analy e Renato foram escolhidos pela comunidade acadêmica como reitora e vice-reitor com mais de 70% dos votos e, posteriormente, compuseram a lista tríplice junto com os professores Denise Ayres e Normandes Silva para o cargo de reitor e pelos professores Camila Mioto e Fábio Nishimura para vice-reitor.
Coube então ao presidente Lula escolher entre os nomes apresentados na lista tríplice. Ele seguiu a promessa de nomear os escolhidos na eleição da instituição pela comunidade acadêmica e nomeou os mais votados. Analy Polizel e Renato Wasques, que tomam posse na próxima segunda-feira, devem gerir a UFR até 2027.