26.8 C
Rondonópolis
, 15 maio 2024
 
 

Círculo de paz: Justiça Restaurativa de Rondonópolis inicia atividades do ano

- PUBLICIDADE -spot_img

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Círculo de paz foi realizado entre os facilitadores certificados na comarca (Foto – Divulgação)

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Rondonópolis deu início aos trabalhos do ano de 2024 com um círculo de paz realizado entre os facilitadores dos círculos de construção de paz certificados na comarca. O encontro foi realizado nessa quarta-feira (17 de janeiro).

A ideia do Cejusc local foi a de proporcionar um momento de troca de experiências, de acolhimento e de orientação aos facilitadores, que atuam majoritariamente na rede estadual de educação do município, antes mesmo do início das aulas.

Realizado nas dependências do Tribunal do Júri, o círculo de construção de paz contou com a participação de 23 facilitadores formados na comarca no ano de 2023 e abordou um tema leve e agradável para celebrar o início do ano letivo de 2024, proporcionando um momento de descontração e reflexão a todos.

“É um momento muito oportuno da Justiça Restaurativa em Rondonópolis, que criamos já no início do ano para termos maior proximidade com os facilitadores, que tanto colaboram com a disseminação da cultura da paz na comunidade. Conhecer as dificuldades deles e os acolher é muito importante para conseguirmos auxiliá-los no êxito da aplicação da ferramenta nas escolas, antes mesmo do início das aulas, servindo também de estímulo a cada um. Aproveitamos ainda o momento para os orientar e exortar a continuarem com esse trabalho voluntário tão lindo e fundamental para a comunidade escolar e para a pacificação social”, frisou o juiz Wanderlei José dos Reis, coordenador do Cejusc.

O magistrado lembra dos avanços conquistados nos últimos anos, no qual a rede estadual já conta com cerca de 100 facilitadores habilitados pelo Poder Judiciário a realizarem os círculos de construção de paz nas escolas.

Em 2024, o foco será a implantação na rede municipal de ensino, com um novo curso de formação de facilitadores, para beneficiar os mais de 41 mil alunos da rede pública local.

Além desta ação, o Cejusc também se prepara para que os círculos sejam realizados nas escolas municipais ainda no ano de 2024, mediante novo curso de formação para educadores, buscando atingir todos níveis de ensino e promover ainda mais a pacificação de conflitos nesse meio.

 

- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Governo do RS chama bombeiros da reserva e policiais aposentados

O governo do Rio Grande do Sul publicou nesta quarta-feira (15), no Diário Oficial do estado, uma autorização para que...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img