25.5 C
Rondonópolis
, 17 maio 2024
 
 

Clima hostil: Alerta para riscos à saúde com onda de calor e tempo seco

- PUBLICIDADE -spot_img

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
(Foto – Arquivo)

Em função da onda de calor que atinge Mato Grosso com registro de temperaturas extremas, que deve permanecer até pelo menos este domingo (17), conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a Secretaria de Estado de Saúde (SES) emitiu nesta sexta-feira (15) um alerta epidemiológico com orientações à população para reduzir os impactos e riscos à saúde.

A pasta ainda destacou que, além do calor extremo, o Instituto também está alertando para a baixa umidade relativa do ar, que pode atingir até 20% no domingo, ou seja, próxima da registrada em regiões desérticas e abaixo do ideal para saúde humana, que precisa de uma umidade entre 50% e 60%, de acordo com o preconizado pela Organização Mundial da Saúde.

Entre as medidas necessárias estão: beber bastante água, mesmo sem sentir sede; procurar abrigos com ar-condicionado ou locais mais frescos durante as horas mais quentes do dia; evitar atividades físicas durante o período de calor; usar protetor solar e roupas leves e ter resfriadores evaporativos e/ou cortinas para manter a temperatura interna mais amena.

A coordenadora de Vigilância em Saúde Ambiental da SES, Marlene da Costa Barros, explicou que esses e outros cuidados são imprescindíveis para este período, visto que as ondas de calor representam sérios riscos à saúde humana e podem causar hipertermia, desidratação, problemas respiratórios e agravamento de condições médicas pré-existentes.

“Durante o calor extremo, as pessoas podem ter convulsões, confusão mental, fraqueza, tontura, náusea, insolação, falta de ar, entre outros problemas. Por isso é importante ficarmos em alerta aos cuidados necessários para amenizar o impacto do calor sobre nossa saúde”, disse Marlene.

A SES também fez orientações para os profissionais que trabalham em ambientes externos, expostos ao calor como usar roupas leves, de cores claras e de materiais respiráveis, além de equipamentos de proteção solar, como chapéus e óculos de sol; e, programar trabalhos ao ar livre para as horas mais frescas do dia e implementar pausas regulares na sombra.

 

 

- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Sispmur alerta: “Fantasma do CRP” volta a rondar o Paço

A presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Rondonópolis (Sispmur), Geane Lina Teles, externou ontem sua preocupação com...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img