35.6 C
Rondonópolis
-->  
-->  

100% preservada: Tadarimana não registra incêndios florestais em 2023

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Ações de prevenção na Terra Indígena Tadarimana (Foto – Divulgação)

A Terra Indígena Tadarimana de Rondonópolis está sem a ocorrência de incêndios florestais registrados nos meses de julho, agosto, setembro e outubro, período de estiagem.

A informação foi divulgada ontem (7) pelo Corpo de Bombeiros, que aponta a ausência de incêndios florestais no local em 2023. Segundo a corporação, a preservação de 100% da reserva indígena é resultado das ações de prevenção realizadas.

De acordo com os dados do Corpo de Bombeiros, a região permaneceu livre de incêndios durante o período de 1º de julho a 31 de outubro de 2023, assegurando a integridade do território e ecossistema.

A análise de informações foi realizada com base nos dados do satélite de referência fornecidos pela plataforma BD Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que não detectou focos de calor na reserva no período.

Conforme a corporação, o conjunto de ações de prevenção, preparação e resposta aos incêndios florestais na Tadarimana executado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso foi possível por meio de parceria com demais instituições que integram o Comitê Municipal do Fogo de Rondonópolis, que inclui a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Polícia Militar Ambiental, Juizado Volante Ambiental (Juvam), Exército Brasileiro, Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (Coder) e Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).

“A ausência de incêndios na TI Tadarimana é um marco de extrema relevância para o município de Rondonópolis no que diz respeito às ações de preservação ambiental, pois reflete o trabalho árduo e contínuo de todos os agentes envolvidos que se comprometeram em alcançar essa meta tão almejada”, avalia o coronel bombeiro militar Fabrício Gomes Costa, comandante do CRBM-II e do 3º Batalhão Bombeiro Militar de Rondonópolis.

Ele acrescenta que a Terra Indígena Tadarimana tem uma grande relevância histórica e cultural, bem como importância ambiental, com larga diversidade de fauna e flora de espécies do bioma Cerrado.

“Todas as ações do Comando Regional II do CBMMT empregadas na preservação do território na TI Tadarimana, através do 3º Batalhão Bombeiro Militar estão em consonância com a política pública de conservação do meio ambiente do Estado de Mato Grosso, assim como no Plano de Operações para Temporada de Incêndios Florestais do CBMMT. A integração das instituições vocacionadas à proteção ambiental e que compõem o Comitê Municipal do Fogo, assim como a aproximação contínua e cada vez mais sinérgica entre a comunidade indígena local, por intermédio do cacique Cícero, com o Corpo de Bombeiros Militar, possibilitou uma redução gradativa e significativa nos incêndios constatados na região ano após ano, e que chega a seu ápice com a inexistência de focos em 2023”, aponta o comandante.

O Corpo de Bombeiros reforça que o resultado alcançado é fruto de medidas e ações estrategicamente planejadas, a fim de evitar ou atenuar possíveis ocorrências de incêndio, das quais merecem destaque a formação de Brigada Indígena Florestal, que aumentou a capilaridade operacional na região, atuando como primeira resposta a possíveis incidentes; a construção de mais de 2 quilômetros de aceiros em torno das nove aldeias e alargamento de estradas existentes, diminuindo a propagação de possíveis incêndios; palestras educativas junto à comunidade visando desenvolver a conscientização ambiental e social; e entrega de equipamentos de proteção individual e de combate aos indígenas locais para uma atuação eficaz e segura.

Além do geomonitoramento constante da região e adjacências através de ferramentas tecnológicas como plataformas, sensores e satélites, que proporcionaram a elaboração de estratégias eficazes para a prevenção dos incêndios e ao combate, caso necessário.

 

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Candidatos em 2024: Pátio dá “jeitinho”, dribla a Justiça Eleitoral e mantém na gestão secretários exonerados

O prefeito Zé Carlos do Pátio (PSB) deu um “jeitinho” de driblar a Justiça Eleitoral e renomeou em novos...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img