31.7 C
Rondonópolis
, 20 maio 2024
 
 

Trânsito: Prefeitura instalará mais faixas elevadas na cidade

Agora Município pretende instalar as novas faixas de pedestres elevadas em frente a creches, escolas e unidades de saúde municipais

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Após as primeiras, agora serão cerca de 90 faixas elevadas para as creches e escolas municipais, as CMEIs e UMEIs, e PSFs (Foto – Arquivo)

A Prefeitura de Rondonópolis está licitando a construção de novas faixas de pedestres elevadas em diversos pontos da cidade. A abertura dos envelopes com as propostas das empresas que se habilitaram para participar do certame licitatório será no dia 14 de setembro e as novas faixas elevadas custarão R$ 3.160.161,79 aos cofres públicos municipais.

De acordo com Lindomar Alves, titular da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Setrat), o Termo de Referência foi elaborado por um engenheiro de trânsito da Secretaria de Infraestrutura (Sinfra) e a licitação visa contratar uma empresa para instalar as novas faixas de pedestre elevadas, que ficarão em frente de creches e escolas municipais, assim como em frente às unidades de saúde.

“Esses são locais onde sempre há muito movimento de pessoas e veículos e há a necessidade da instalação dessas faixas elevadas. Serão cerca de 90 faixas elevadas para as creches e escolas municipais, as CMEIs e UMEIs, e PSFs”, informou.

 

 

————  CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE  ————
————————————————————————————

 

 

O secretário adiantou que a Coder (Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis) também deverá ser contratada num segundo momento para a construção de outras dez faixas de pedestres elevadas em frente a escolas estaduais.

Ele defende a instalação dos equipamentos e diz que as faixas elevadas forçam os condutores de veículos a diminuírem a velocidade e isso acaba por garantir a segurança de quem transita pelos locais.

Lindomar Alves, da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Setrat): “faixas elevadas forçam os condutores de veículos a diminuírem a velocidade” (Foto – Arquivo)

“E, com isso, o pedestre, que é a parte mais frágil da mobilidade urbana, pode atravessar pela superfície elevada com mais segurança. Isso também é bom para os cadeirantes, idosos, deficientes visuais. Nós estamos tão nessa cultura dos carros, que acabamos esquecendo das pessoas, do pedestre. E tudo vai ser bem sinalizado, todo avisado com antecedência, tudo dentro das normas técnicas”, continuou Lindomar Alves.

POLÊMICA

As últimas faixas de pedestres elevadas instaladas na cidade geraram polêmica e muita discussão nas ruas e pelas redes sociais, com uma parte defendendo a necessidade dos equipamentos e uma outra parte se manifestando contrária, principalmente por causa dos acidentes provocados pelos equipamentos imediatamente após instalados, como o que resultou na morte da jovem Thaynara Spalatti Klein, de 19 anos, que perdeu o controle de sua motocicleta ao passar por sobre uma faixa elevada instalada na Rua Otávio Pitaluga, próxima da Feira da Vila Aurora, e acabou tendo graves ferimentos. Esse acidente aconteceu na madrugada do dia 30 de abril passado.

 

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Previsões do mercado para Selic, inflação e juros sobem; para o PIB houve queda

O mercado financeiro elevou pela terceira vez seguida a previsão para a taxa básica de juros, a Selic, para...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img