28.1 C
Rondonópolis
 
 

Inspiração do Pe. Lothar: Educação Infantil… 40 anos em defesa da vida

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Atualmente, a Cáritas de Rondonópolis mantém cinco unidades de educação infantil – Foto: Divulgação/Cáritas

 

O projeto Educação Infantil da Cáritas de Rondonópolis, iniciou suas atividades em 27 de agosto de 1979, após uma inspiração do Pe. Lothar Bauchrowitz enquanto assistia o programa “24 horas em prol da criança” apresentado pelo cantor Roberto Carlos, pela ocasião do Ano Internacional da Criança instituído pela UNICEF para o ano de 1979. Inicialmente, o projeto atendia 1.100 crianças entre três e sete anos de idade, em 22 unidades de creches nos bairros periféricos da cidade. Para a realização deste projeto, buscaram-se convênios primeiro com a Legião Brasileira de Assistência – LBA, a qual fornecia subsídio equivalente a um copo de leite por criança e, posteriormente com a Fundação Estadual do Bem Estar do Menor em Mato Grosso – FEBEMAT.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


 

 

Desde a implantação do projeto Educação Infantil, em 1979, o trabalho de gestão, infraestrutura e supervisão nas Unidades era árduo, pois os subsídios dispensados pelos órgãos governamentais para cobrir as despesas de alimentação eram ínfimos; em contrapartida o valor de doações de famílias da Alemanha era o que realmente garantia e sustentava o projeto instalado na periferia da cidade.

Antes da chegada da FEBEMAT, o trabalho nas unidades infantis se dava sob contrato de regime voluntário. As funcionárias que faziam a alimentação recebiam orientações e conhecimentos básicos sobre higiene, valor nutritivo dos alimentos e preparação, e também noções de cuidados com as crianças. Para as pessoas que tinham o contato direto com as crianças, proporcionou-se orientações como: noções dobre o que é ser professor; e quem era o ser humano criança na “concepção de filho amado de Deus” – cf. Jo 3., merecedora de carinho, atenção, como direito a ser alegre, brincar e participar de atividades que as desenvolvessem física, psíquica e socialmente. Com o passar dos anos, as monitoras deixaram de ser voluntárias e passaram a receber mensalmente uma pequena contribuição proporcionada pela FEBEMAT. Em seguida, a mantenedora proporcionou a segurança trabalhista, assinando a carteira de trabalho com um salário melhor e também deu condições de incentivo financeiro para estudar pedagogia.

 

Padre Lothar: idealizador e mentor do projeto

 

Atualmente, a Cáritas de Rondonópolis mantém cinco unidades de educação infantil, atendendo 550 crianças nos bairros Vila Operária, Residencial Carlos Bezerra, Padre Rodolfo, Jardim Ipiranga e Jardim Iguaçu.

Neste ano celebramos, com muita alegria, o jubileu de 40 anos deste projeto que, com amor, dedicação e qualidade, já atendeu mais de 60 mil crianças gratuitamente em Rondonópolis e cidades vizinhas. Para bem celebrar o trabalho desenvolvido neste projeto, temos a “Semana da Educação Infantil – Cáritas Diocesana de Rondonópolis” de 25 de agosto a 01 de setembro com uma programação cheia de atividades festivas para as crianças, adolescentes, mães, idosos que são atendidos pelos projetos da Cáritas e, convidamos principalmente a sociedade rondonopolitana para participar e conhecer nosso trabalho.

 


PROGRAMAÇÃO:

Domingo – 25/0816h: Missa de abertura da Semana da Educação Infantil na Praça Bom Jesus da Vila Operária;
Segunda-feira – 26/08 – Oficina de Criatividade em todas as unidades de educação infantil Cáritas;
Terça-feira – 27/08 – Oficina de Criatividade em todas as unidades de educação infantil Cáritas;
Quarta-feira – 28/0810h às 22h: Exposição dos trabalhos dos Projetos Cáritas pelas lentes de Valter Arantes, no Rondon Plaza Shopping; 17h30: Apresentações culturais das crianças e adolescentes dos Projetos Cáritas no Rondon Plaza Shopping.
Quinta-feira – 29/08 – Oficina de brincadeiras nas unidades de educação infantil Cáritas;
Sexta-feira – 30/08 – Dia especial da família nas unidades de educação infantil Cáritas;
Domingo – 01/09 – 11h: Almoço da Solidariedade no Salão Paroquial da Vila Operária – R$ 25,00; 15h: Bingo da Solidariedade com 13 prêmios no Salão Paroquial da Vila Operária – R$ 10,00.

(Texto produzido pela Cáritas Diocesana)


 

Breve histórico da Cáritas Diocesana de Rondonópolis

A Cáritas Diocesana de Rondonópolis sempre lutou em defesa da vida. Fundada no dia primeiro de agosto de 1942, pela prelazia de Chapada dos Guimarães, com finalidade e natureza de “Ação Social da prelazia de Chapada dos Guimarães”, foi registrada em Cuiabá-MT no dia 08/02/1951.
Sendo uma instituição filantrópica sem fins lucrativos, a Cáritas Diocesana tem como filosofia a formação de indivíduos construtores de uma sociedade justa, fraterna, próspera, feliz, educada, responsável e alegre, baseada nos ensinamentos cristãos “Amando o próximo como a si mesmo”. Tem a missão de exercer atividades de educação, de assistência social e promoção humana, especialmente da mãe e da criança, dos adolescentes, adultos e idosos, cultural e economicamente menos favorecidos. Há em todas as ações desenvolvidas nos projetos mantidos pela Cáritas de Rondonópolis, uma mística transformadora que é testemunhar e anunciar o evangelho de Jesus Cristo, defendendo e promovendo a vida, participando da construção solidária de uma sociedade justa, igualitária e plural, colaborando na formação da consciência privada e pública, para que no ambiente social, vigorem a solidariedade humana, a justiça social e a caridade cristã.
(Texto produzido pela Cáritas Diocesana)

 

 

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Evento esportivo de aventura leva mais de 1 mil atletas a Primavera do Leste

O "Ultramacho", iniciativa esportiva apoiada pela Sedec-MT, por meio da Secretaria Adjunta de Turismo, atraiu cerca de 1000 atletas...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img