26.3 C
Rondonópolis
, 18 maio 2024
 
 

Pastoral realiza entrega da premiação de concurso

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Da esquerda para a direita: Elizete Terezinha Machado, agente de pastoral; Iolanda Machado Mendes Leão, coordenadora da PMM; e Patrícia Cavalcante, agente de pastoral – Foto: Deivid Rodrigues/A TRIBUNA

A Pastoral da Mulher Marginalizada (PMM), da Diocese de Rondonópolis-Guiratinga, realiza hoje (18) a entrega das premiações para os três primeiros colocados do sexto e do sétimo anos do Ensino Fundamental do concurso textual “Faça Bonito”. A solenidade ocorrerá a partir das 8h, na Escola Estadual Ramiro Bernardo da Silva, no Bairro Jardim Pindorama.

Além da Escola Ramiro, a iniciativa envolve alunos da Escola Estadual Eunice Souza dos Santos, no Bairro Monte Líbano, e da Escola Estadual Antônio Guimarães Balbino, no Bairro Jardim Guanabara. A proposta foi desenvolvida da seguinte forma: primeiro, as integrantes da PMM realizaram um total de 22 palestras nesses três colégios, onde foi abordada a prevenção e combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Depois, os professores da disciplina de Língua Portuguesa dessas instituições pediram para os alunos que eles produzissem textos.

“As palestras contribuem para que alguns alunos rompam o silêncio e criem coragem para denunciar os casos. A partir disso eles são encaminhados aos serviços responsáveis”, afirmou a agente de pastoral, Elizete Terezinha Machado.

No concurso, as redações deveriam seguir o tema “Abuso e Exploração Sexual contra a Criança e o Adolescente”, e foram avaliadas de acordo com a criatividade e respeitando o limite de no mínimo de 15 e máximo de 25 linhas. Além disso aconteceu ainda a correção textual e linguística das produções textuais (ortografia, acentuação, pontuação, concordância, coesão e coerência textuais).

Então, os professores selecionaram 60 textos, sendo dez dos sexto e mais dez do sétimo ano do Ensino Fundamental de cada uma das três escolas. Em seguida, o material foi encaminhado para o Departamento de Letras do campus de Rondonópolis da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Na UFMT, os professores desse departamento foram os responsáveis pela avaliação final das redações e definição dos ganhadores. Serão distribuídos um total de seis prêmios que foram adquiridos através de parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT).

Os três primeiros de cada série receberão as gratificações. Quem ficar em primeiro levará um notebook, enquanto aqueles que ficarem em segundo e terceiro lugares ganharam bicicletas.

O concurso “Faça Bonito” contou com a participação de 576 estudantes com faixa etária entre 10 e 14 anos dessas três escolas da rede estadual. Essa iniciativa faz alusão ao Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes que será lembrado hoje. Com isso, há outras ações que também estão marcadas para esta sexta-feira em parceria com o Fórum de Articulação, Combate e Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (FACES).

O FACES reúne órgãos como o Conselho Tutelar, Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social, e dentre outras.

DEMAIS AÇÕES

Dentre as demais ações que estão agendadas para hoje, uma será uma passeata onde haverá a participação de alunos de várias escolas e cuja concentração será a partir das 8h, na Praça Brasil. Também será feita uma panfletagem, a partir das 7h, no Posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), parceira da PMM nessa iniciativa, na BR-364, saída para Cuiabá.

A PASTORAL

De acordo com Iolanda Machado Mendes Leão, coordenadora da Pastoral da Mulher Marginalizada, a entidade faz parte da linha de pastoral social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e que atua em âmbito nacional.

“A PMM atua nas seguintes linhas: junto às mulheres em situação de prostituição; enfrentamento ao tráfico de pessoas visando a exploração sexual; e na prevenção ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes”, concluiu a coordenadora.

Quem quiser mais informações sobre a PMM, pode entrar em contato com a pastoral pelo número (66) 3426-7633.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Espanta o “fantasma”: Ao apagar das luzes, prefeitura renova CRP por mais 6 meses

A Prefeitura de Rondonópolis conseguiu ontem, aos 45 minutos do segundo tempo, a emissão, pelo Ministério da Previdência, da...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img