32.6 C
Rondonópolis
 
 

Papo Político

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img


 

Deputado Thiago Silva: “Convidado por Ananias Filho para se filiar ao PL, deverá ficar mesmo no seu tradicional MDB, por onde pretende disputar a Prefeitura no próximo ano…”

1- SENHORAS E SENHORES,

o panorama da política rondonopolitana transcorreu dentro do mesmo cenário comentado aqui na edição do Papo passado, mas incrementado com alguns fatos transcorridos em ambos os lados, a Esquerda e a Direita. E a tendencia parte para uma disputa polarizada entre os grupos das duas “ideologias” – os parênteses são por conta de que se trata de ideologia para inglês ver. Na verdade, na nossa política a convicção ideológica é igual a nuvem do mineiro Magalhães Pinto, que muda de lugar todo o instante.

NESTA SEMANA

o Partido Liberal continuou com o seu projeto de ser o protagonista na campanha para definir um único candidato da Direita para prefeito de Rondonópolis, e depois de conquistar o Luizão, continuar o flerte com o deputado Cláudio Ferreira, conquistou também o Cel Bonoto, outro que foi candidato a prefeito nas eleições passadas, e fechou a semana nos moldes dos sauditas do Al-Hilal ao contratar o nosso craque Neymar, partiu para cima do deputado Thiago Silva, que é o prefeiturável do MDB, para fechar o cerco.

O presidente Ananias Filho se reuniu com o Thiago e fez o convite para ele também se filiar no PL, e assim no grupo dos pesos pesados do partido viabilizar a sua candidatura a prefeito para o próximo ano.

É o que o Papo comentou, a tática do Ananias é muito boa, ou seja, ele colocar todos os potenciais pré-candidatos direitistas no PL e ai definir por uma candidatura para disputar as eleições contra o candidato do Zé do Pátio – que agora não é mais somente o Paulo José Correia.

SENHORAS E SENHORES

sobre a contratação do Neymar…, ops, do convite do PL ao Thiago Silva, o Papo acredita que esse não vai concretizar. O deputado Thiago é hoje a maior liderança local do MDB, partido que tem uma forte influência em Rondonópolis desde os tempos do “Manda Brasa” do então jovem advogado Carlos Bezerra. Foi com Bezerra que o MDB ganhou expressão estadual e conquistou o Governo de Mato Grosso.

E o Thiago Silva é o pré-candidato a prefeito que pretende ser o herdeiro bezerrista em Rondonópolis. E ele está muito bem pontuado nas pesquisas internas dos partidos com vistas ao próximo pleito, que escolherá o sucessor do José Carlos do Pátio. Além de querer a Prefeitura, o MDB também já vem regimentando um forte grupo de candidatos à Camara Municipal, e é o Thiago Silva que vem liderando todo o processo. Filiação ao PL, anotem ai, não veremos; mas será possível até uma coligação, tendo o Thiago Silva como o candidato a prefeito.

E ai entra a participação da deputada estadual Janaina Riva, que é do MDB e nora do senador do Wellington Fagundes, que agora é presidente de honra do PL. A filha do ex-grande líder político de Mato Grosso, o ex-deputado José Riva, também tem muita perspicácia política e ela já saiu em defesa da candidatura do seu colega Thiago Silva, cobrando uma retribuição do apoio dado pelo MDB às reeleições do sogro senador e do governador Mauro Medes, no ano passado.

QUANTO AO DEPUTADO

Cláudio Ferreira, o A TRIBUNA publicou na edição da sexta-feira, que ele recebeu carta branca do seu partido, PTB, para se filiar em outra sigla. E o Claudio que já anunciou os convites feitos a ele pelo governador Mauro Mendes (para se filiar ao UB) e pelo Ananias Filho, presidente Regional do PL, agora poderá definir o seu partido, por onde defenderia a sua pré-candidatura a prefeito de Rondonópolis.

Já foi analisado aqui, no PL ou no UB, o deputado Cláudio estará no mesmo grupo, pois é certa essa coligação nas próximas eleições municipais, projetando a campanha para 2026 quando Mauro Mendes (UB) sai para o Senado e Wellington (PL) sai a governador.

Ter o apoio do governador Mauro Mendes ao candidato a prefeito do seu próprio partido, seria muito bom para o Cláudio, no entanto ele morre de amores pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e gostaria muito de ter o seu cartaz de campanha com a foto dos dois abraçados.

A DÚVIDA HOJE É

como estará o ex-presidente Jair Bolsonaro no cenário político daqui para frente. Os direitos políticos ele já perdeu por 8 anos, e agora a meta dos seus adversários é o colocar na prisão. Tudo está orquestrado nos altos poderes de Brasília para isso.

Dentro do próprio PL nacional, o fisiologista presidente Valdemar da Costa Neto vai bancar esta situação do funcionário do seu Diretório, Jair Bolsonaro, ou vai acabar levando o seu partido para o Centrão, ou até mesmo para a base do governo Lula?

O PL sempre se caracterizou com tendencia governista, nunca foi oposição, como bem define o estilo do senador Wellington em Mato Grosso. Estaria ai a dúvida partidária de Cláudio Ferreira em se filiar ao PL sem ter certeza de qual será o destino político do ex-presidente Jair Bolsonaro? Seria então mais seguro aceitar o convite de Mauro Mendes e se filiar ao UB?.

Veja, caros leitores, não é fácil transitar nesse meio político quando se quer um lugar que é desejado por muitos, neste caso a condição de pré-candidato a prefeito de Rondonópolis pela Direita para enfrentar o candidato da Esquerda. Muita água ainda vai passar debaixo das pontes do Rio Vermelho dentro do nosso perímetro urbano.

2- E PELA ESQUERDA

também tivemos muitas movimentações. Na noite de quinta-feira houve um encontro das Forças Progressistas, comandado pelo prefeito Zé do Pátio. E agora está sacramentado que o seu fiel escudeiro, Paulo José, não é mais o seu candidato único. No encontro, muito prestigiado pela militância política patista, onde o Palo José até chorou, não houve nenhum protagonismo em prol do fiel escudeiro de Pátio, que desde o final do ano passado foi lançado para disputar a Prefeitura no próximo ano.

Hoje são três os pré-candidatos da Esquerda, de onde se definirá por um. Além do patista Paulo José, tem o Carlos Augustin (Teti) do PT, e o vice-prefeito Aylon Arruda (PSD) que voltou com tudo aos braços do prefeito Zé do Pátio. Todos os partidos do bloco esquerdista esteve representado no encontro. O candidato petista Teti esteve ausente por estar em Brasília, mas foi representado pelo presidente da Câmara Municipal, o Júnior Mendonça.

O GRANDE DESTAQUE

da noite, na opinião da Coluna, foi o discurso inflamado do vice-prefeito Aylon Arruda, ele que desde a campanha eleitoral do ano passado esteve inteiramente afastado do Zé do Pátio, tanto politicamente como administrativamente. Enquanto Zé do Pátio abraçava a campanha política de Lula em todo o Mato Grosso, o Aylon pedia votos para Bolsonaro.

Em muitas vezes que o Zé se afastou do município, ele delegava poder administrativo para um secretário, ignorando completamente o seu vice-prefeito. Mas agora veio a reviravolta, pois o Aylon Arruda se sentiu desprestigiado no meio dos pré-candidatos a prefeito da Direita, sentiu que realmente não teria chance de disputar a Prefeitura no próximo ano, aliás, nem a sua pré-candidatura estava sendo considerada.

E assim foi mudando seu discurso de ácidas críticas à administração do seu titular Zé do Pátio para alguns dos seus feitos positivos, e que culminou num “melhor prefeito da história de Rondonópolis…”, no inflamado discurso durante o Encontro, no meio da euforia da grande militância apoiadora do Zé do Pátio. Realmente, o Aylon mudou até a história e se consagrou na noite. E o Zé do Pátio chorou…

 

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Onda de calor gera alerta para MS e parte do estado de SP

Um nova onda de calor deverá manter as temperaturas elevadas em todo o Mato Grosso do Sul nos últimos...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img