22 C
Rondonópolis
 
 

Papo Político

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

no1- AS PEÇAS
do jogo eleitoral de 2010 estão assumindo seus verdadeiros lugares e aos poucos as opções para o voto para os cargos de deputado estadual, deputado federal, governador, senador e Presidente da República vão surgindo, e o eleitorado já pode começar analisar os perfis, as propostas, os projetos, as promessas e ações já realizadas, e podem principalmente registrar tudo que é veiculado e anunciado por um candidato, para facilitar na hora da cobrança, caso este for eleito.
Este pleito promete ser uma das disputas mais ferrenhas do Estado de Mato Grosso, onde cada voto será concorrido, os apelos e os embates se intensificarão ao passar do tempo. O cargo que será alvo de grande enfrentamento é para a sucessão do governador Silval Barbosa (PMDB), que tomou posse ontem, pois o que se vê é a vontade, ganância e ambição de cada postulante à esta vaga, se manifestando em cada discurso e em cada fala para a imprensa.
TODOS OS TRÊS
postulantes a este cargo estão convictos de vitória, mas sabem também da luta que terão que enfrentar neste ano para conseguir conquistar o voto do eleitorado; sabem que os adversários são munidos de maneiras para persuadir o povo de que seu trabalho no comando do Estado irá superar gestões anteriores.
O prefeito de Cuiabá, Wilson Santos que é candidato pelo PSDB ao Governo do Estado, não mede esforços para conseguir o que quer e já mostrou que é capaz de se eleger, mesmo abandonando novamente um mandato.
Ele foi secretário municipal de Serviços Públicos em Cuiabá, e logo depois se tornou vereador pelo partido peemedebista. Ele passou pelos vários segmentos da política, sendo eleito deputado estadual, quando foi ferrenho opositor ao então governador Jaime Campos, e depois deputado federal. Antes de se tornar prefeito de Cuiabá em 2004, numa disputa acirradíssima com Alexandre César (PT), que foi decidida apenas no segundo turno, ele atuava na Câmara Federal, para a qual foi reeleito em 2002.
O que se vê que ele possui facilidade em sair de um cargo para ingressar em outro, não se sabendo as artimanhas usadas.
JÁ O EMPRESÁRIO
Mauro Mendes (PSB), também está tão popular quanto Santos, não tendo no entanto a experiência do tucano. O que não é um grande problema, pois temos vários políticos oriundos de uma vida plenamente contrária à política e se tornaram grandes políticos populares.
QUANTO AO
governador Silval Barbosa (PMDB), ele ainda não conseguiu aumentar sua popularidade diante do eleitorado, mas não é algo impossível, assim como pensa o ex-governador Blairo Maggi, o qual durante o ato político realizado no pátio da Igreja Sagrado Coração de Jesus na noite de segurança-feira, 29, realizado para a assinatura de vários convênios, disse que um político que no começo de uma campanha não soma tantos votos pode surpreender no dia da votação e exemplificou com sua própria história. Segundo ele, na campanha eleitoral de 2002, algumas pesquisas apresentavam apenas 10% de votos em favor ao seu nome, enquanto que o adversário (Antero Paes de Barros) superava 60%. Depois de noventa dias de muito trabalho e de propostas coerentes com a realidade da população e adequadas com as condições que a administração estadual possibilitava, ele conseguiu sair vitorioso. Aliás, o governador lembrou que somente o povo sabe o que quer e o que precisa, sendo obrigação do gestor conhecer as formas de garantir a solução de várias questões enfrentadas pela sociedade;
Porém, o próprio governador admite que não seja nada fácil a reeleição de Silval, que já é governador depois de ter assumido ontem, 31, o cargo deixado por Maggi para trabalhar sua campanha para o Senado. Na opinião do republicano, Barbosa encontrará dificuldades em conciliar a gestão do Estado, a preocupação de continuar a linha de desenvolvimento, a participação de uma campanha eleitoral sendo governador e ainda o esforço de fechar as contas do Estado em azul. Sendo que o ex-governador Blairo Maggi  alertou o postulante para que mantenha o equilíbrio da receita e despesa do Governo. “Silval vai ter que trabalhar no azul”, afirmou Maggi.
Assim, se o governador Silval Barbosa conseguir realizar todas estas tarefas poderá se tornar o favorito, pois no Comando do Estado estará mais em evidência e ainda possui a chance de mostrar ao povo que é capaz de governar e corresponder aos anseios da população.
OS DISCURSOS
de Silval Barbosa, que são ferramentas importantes no trabalho eleitoral, estão cada vez melhores. Na segunda-feira, na assinatura de convênios, o governador peemedebista esteve presente no evento em Rondonópolis, e foi dono do melhor discurso. Talvez ensaiado e orientado pela sua equipe de trabalho, ele surpreendeu muita gente e arrancou um grande aplauso. No palco instalado no pátio da igreja, a cada aparição, Barbosa não animava as pessoas o tanto quanto Blairo Maggi, mas ao agradecer ao ex-governador e ao Estado e falar de suas pretensões eleitorais e como pretendia percorrer este caminho, foi exaltado pelo público.
Mas, com toda certeza, ele superou todas as expectativas no momento que tomou posse na cerimônia realizada ontem na Assembléia Legislativa, quando dispensou o discurso redigido por ele e sua equipe, para falar com o “coração” de forma muito mais espontânea, como fez questão de frisar, assim como o ex-governador Blairo Maggi.

2- O GOVERNADOR
Silval Barbosa declarou nesta semana o desejo de um apoio espontâneo do prefeito Zé Carlos do Pátio (PMDB), o que será algo extremamente impossível, pois no dia 29, segunda-feira, no mesmo palco para a assinatura de convênios, Barbosa não deu nenhuma atenção a Pátio, o qual ao cumprimentá-lo foi respondido com indiferença. Mais tarde, Pátio voltou a procurar Barbosa, e falou com ele no “pé do ouvido”, sendo que Barbosa só consentia com a cabeça, e o deixando logo depois para trás. Assim, o governador peemedebista não deve esperar respaldo do prefeito, e se ele tratar desta forma todas as pessoas que pretende obter apoio, vai ficar sozinho.

3-FOI UMA ATITUDE
satisfatória para a população rondonopolitana, adequada a um momento de despedida e favorável para uma campanha eleitoral ao Senado, o último ato político e de realizações do Governo Maggi sendo realizado aqui.
A renúncia do Blairo Maggi do cargo do governo foi momento de nostalgia para maior parte da população, se lembrando das realizações feitas pelo comando republicano, e que beneficiaram eminentemente muitas comunidades. Outros foram capazes de comparar e até dividir o Estado de Mato Grosso em antes e depois do Governo Maggi.
Realmente foi um comando elogiável e com trabalho digno e realizador,  que principalmente estava desenvolvendo de acordo com as necessidades da população e baseado na moralidade e na legalidade.
Foi uma atitude satisfatória quando a população teve suas questões respondidas em relação aos embates políticos, pois Maggi lembrou de Rondonópolis como seu reduto e agradeceu a sociedade rondonopolitana pela força e apoio, e se emocionou ao lembrar da historia do seu pai e sua própria história no município.
Foi neste município que surgiu como um grande político, o qual depositou toda sua confiança e acreditou na sua proposta de inovação e melhoria, e daqui que se deve sair fortalecido e amparado para enfrentar mais uma grande disputa, a do Senado da República.
Para quem esteve no local percebeu a naturalidade e a emoção de Blairo Maggi de está em Rondonópolis, em sua última realização como governador, em uma despedida dolorosa do município que sempre o acolheu.
DURANTE
A realização de cerimônia de posse de Silval Barbosa ao Governo do Estado, ontem, foram poucos os que não se emocionaram com as palavras de Blairo Maggi. O que se sentia era o filho deixando o lar para realizar seu sonho, e o republicano não deixou de agradecer e enaltecer a sociedade que apoiou e criticou, que segundo ele, se não fosse as reclamações e cobranças, ele poderia não seguir a linha de desenvolvimento para o sucesso de Governo.
Blairo Maggi não foi apenas mais um governador, ele consegui ser o destaque de inovação, vinculada às características de eficiente administração e respaldada pelos anseios populares, que tinha como objetivos cumprir com seus próprios princípios, seguindo um rumo de honestidade e integridade. Realmente foi uma revolução ao Estado, principalmente, mostrando que se é capaz de fazer política com honestidade, preocupação ao próximo e continuo aprendizado.

- PUBLICIDADE -spot_img
« Artigo anterior
Próximo artigo »

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Evento beneficente: Festa das Nações acontece de 7 a 8 de junho e ingressos já estão à venda

A 14ª Festa das Nações já tem data para acontecer. O evento tradicional, que busca arrecadar fundos para a...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img