25.7 C
Rondonópolis
, 20 maio 2024
 
 

Papo Político

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

no1- NESTE FINAL
de semana alguns rondopolitanos renovaram suas esperanças em relação a viabilização de melhorias no município. Receberam a notícia que a senadora Serys Slhessarenko (PT) veio ao município no sábado, 28, anunciar seu apoio ao prefeito Zé Carlos do Pátio (PMDB), e disse que está colocando seu gabinete à disposição do município. Estes esperançosos acreditam que os problemas que Rondonópolis está enfrentando não passam de uma fase negra no trabalho do peemedebista e que com este reforço petista oriundo diretamente da Câmara Alta, Rondonópolis finalmente alcançará seus momentos afortunados. Depois da notícia de apoio, Zé Carlos do Pátio redobrou sua felicidade, pois já havia garantido na semana passada em Brasília um montante de R$ 15 milhões para investir em Rondonópolis no ano que vem. Agora com o apoio reforçado da bancada federal, o prefeito está sentindo seguro para continuar o trabalho em 2010.
ESTES ESPERANÇOSOS
podem está certos, pois, nesta segunda-feira, 30, depois da visita da senadora Serys, o chefe do executivo  está mais disposto, pois a Prefeitura Municipal iniciou uma série de soluções para as várias questões que o município está enfrentando. Dentre as quais, o retorno de ambulâncias que estavam no conserto há vários meses. Das sete viaturas de atendimento urgente, somente duas estavam em funcionamento. De acordo com o secretário de Administração do Município, Gerson Araújo Oliveira, os outros veículos serão liberados na semana que vem.
É DE SE ACREDITAR
que a interferência da imprensa na cobrança ao Poder Público pelo pagamento de fornecedores da prefeitura, principalmente do fornecimento de pães a creches e o conserto de ambulâncias, pode ter influenciado no início da solução destas pendências. No entanto, é de se considerar também, que se tratando de questões graves, evidentemente atinge situações políticas oriundas de campanhas passadas e desestrutura articulações estabelecidas, como a manutenção de alguns secretários em seus cargos. Para evitar que os embates piorassem, o prefeito foi rápido e eficiente em tratar destas questões.
Pois o clima no primeiro escalão da Prefeitura de Rondonópolis estava ruim e piorando. A falta de comunicação, os entraves burocráticos internos e principalmente o estilo centralizador do prefeito gerou problemas que começaram a afetar os serviços municipais.
FONTES DA COLUNA
informaram que o secretário municipal de Saúde, Valdecir Feltrin, acusou o colega da pasta de Administração, Gerson Araújo, de ser o responsável pelo problema. Gerson teria centralizado os recursos que vêm do Governo Federal para o SAMU e utilizado em outras atividades, o que não permitiu a priorização do conserto das ambulâncias. Gerson Araújo também estaria tendo problemas semelhantes com titulares de outras pastas. É o caso, por exemplo, da Secretaria Municipal de Transportes, que responde pela administração do aeroporto municipal. A Secretaria de Administração é acusada de negligenciar os pedidos de investimentos e manutenção, o que culminou com a proibição de pousos e decolagens noturnas em Rondonópolis. A medida foi tomada pela equipe da Aeronáutica que vistoriou o aeroporto e detectou várias irregularidades que podem comprometer a segurança das aeronaves.
OS ENTRAVES
burocráticos internos também são citados para explicar a inadimplência da Prefeitura. Gente ligada a oposição já começou a fazer levantamentos e garantem que a dívida pendente do município hoje já passa dos dez milhões de reais. Estas mesmas fontes afirmam que mesmo que consiga pagar as duas folhas salariais no próximo mês (dezembro e décimo terceiro), o prefeito José Carlos do Pátio iniciará 2010 acossado por credores e sob o risco de ver sua gestão engessada por uma crise financeira.
DEPOIS
destes fatos, evidentemente que o chefe do executivo municipal não teve outra escolha a não ser trabalhar para efetuar o pagamento destes serviços públicos.
Para aqueles que acreditam na boa administração pública e no inferno astral que está lhe atingindo, na realidade o que está acontecendo é que a nuvem negra está indo embora, e que no próximo ano as coisas irão melhorar, principalmente agora com o apoio de Serys.
ALIÁS,
o prefeito Zé Carlos do Pátio disse ao receber a notícia de apoio da senadora petista, que este auxílio é relevante, pois assegura um eficiente desempenho da política social viabilizando a qualidade de vida da população rondonopolitana.
O prefeito tocou no ponto importante quanto a esta questão, que nenhum político e cidadão devem esquecer.
Há uma diferença entre política e políticos, que influencia eminentemente na escolha do candidato em uma eleição, e principalmente na futura administração de um país, estado ou município. A política tem como objetivo buscar o bem estar social e os políticos são os indivíduos que se constituem como ferramentas para essa busca. Boa parte da população, diante de tantas ações corruptas e absurdas que a política brasileira enfrenta, está desacreditada em relação a possíveis boas mudanças nesta ciência social, sendo assim atribuem-na esses diversos problemas, e conseqüentemente anula ou participa na venda de sufrágios. Pois, pensar na política como um trabalho mútuo que envolve regras, limite e ações para o desenvolvimento da sociedade evidentemente rendará boas e várias cobranças aos políticos, ou seja, aqueles que se constituem como ferramentas para este trabalho.
ASSIM,
deve se seguir o exemplo dos moradores do bairro Jardim Ipiranga e Dom Bosco que fazem parte da região do Jardim Primavera que procuraram a reportagem do “A TRIBUNA nos Bairros” para exigir do poder público a realização de obras de infraestrutura, sendo a restauração de ruas esburacadas, limpeza, pavimentação asfáltica, regularização do abastecimento de água, solução dos problemas com transporte coletivo e a conclusão das obras de um posto de saúde.
Uma dessas cobranças foi iniciada, no entanto encontra-se parada, conseqüentemente devido o período de chuvas no município.
A população possui meios que facilitam esta cobrança, e Rondonópolis conta com o Jornal A TRIBUNA, que é isento e mantém uma credibilidade inquestionável para exigir do poder público as promessas feitas durante a campanha eleitoral e a solução dos vários problemas que um município enfrenta.
É de se parabenizar os dois bairros que procuraram a reportagem do A TRIBUNA e principalmente a este veiculo que tratou desta reclamação de forma clara e, o mais importante, abordando ambos os lados da questão.
Agora resta saber se todos os pedidos feitos por estes moradores serão atendidos e em que prazo serão cumpridos.
2- NÃO SE PODE
esquecer os vínculos eleitorais que envolvem todas “boas intenções” da senadora Serys Slhessarenko em apoiar a prefeitura de Rondonópolis, pois sendo uma candidata à reeleição e à vice-presidente do Senado, é de se acreditar no desejo que parte da postulante de reciprocidade. Pois, a petista esteve em Rondonópolis por dois dias, participou de audiências públicas, visitou creches e ainda outros municípios mato-grossenses, para participar da reunião do Conselho Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental da Região Sul. A corrida em prol as eleições 2010 já começou.
3- SEM DÚVIDA
que é notória a influência do deputado federal Carlos Bezerra nas diversas decisões peemedebistas, sejam elas  destinadas às administrações públicas ou às eleições.
Não é surpresa nenhuma que no dia 12 de dezembro, data da Convenção do PMDB em Mato Grosso, Bezerra será reeleito pela oitava vez como presidente regional do partido. Alguns partidários peemedebistas confirmaram a reeleição convicta de Bezerra, ou seja, as articulações, planos, idéias, ações serão todas lideradas pelo cacique. Sabe-se que se Carlos Bezerra não se tornar novamente presidente do partido, perderá forças e uma evolução acontecerá na sigla.
A certeza da reeleição ao comando do partido de Carlos Bezerra é reforçada pelo fato que os principais líderes desse partido não disponibilizaram o nome para concorrência, o que indaga se Bezerra é um líder ditador na sua legenda ou é um ótimo chefe político.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Prazo de renegociação do Desenrola Brasil acaba nesta segunda

Os devedores de até R$ 20 mil que ganhem até dois salários mínimos ou sejam inscritos no Cadastro Único...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img