30.8 C
Rondonópolis
, 16 maio 2024
 
 

Silval Barbosa: “É o primeiro nome lembrado para disputar o governo estadual pelo PMDB…”

- PUBLICIDADE -spot_img

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

1- A CLARA possibilidade de o comunicador Antônio Ribeiro Torres assumir a Prefeitura de Barão de Melgaço, ele que é proprietário da FM 105 em nossa cidade, vem sendo aplaudida pelos seus colegas de profissão que aqui residem, bem como um enorme número de pessoas que o conhece e o admira.

Ele foi proprietário também da Rádio Clube de Rondonópolis e amicíssimo do deputado J Barreto, de cuja candidatura à Prefeitura de nosso município há alguns anos atrás, foi um grande defensor e comandante da campanha. Assim, é torcer…

2- NA DISCUSSÃO da política sucessória estadual para 2.010 ocorrida em um conhecido ponto de encontro no centro de Rondonópolis, vários políticos conhecidos e alguns deles bastante experientes, disseram que o deputado federal peemeeebista Carlos Bezerra faz questão de não abrir mão do controle absoluto do PMDB e ter levado durante anos o partido para o caminho que lhe interesse e o mantenha no controle absoluto das questões de candidaturas. E em 2010 não será diferente, quando pretende manter o partido ao seu sabor.

Bezerra estaria incomodado com o destaque que vem tendo o vice governador Silval Barbosa, do PMDB, e quando estaria pretendendo tirar dele o poder de influência quanto às questões sucessórias.

COMENTA-SE QUE caso não consiga se tornar o centro da questão sucessória, inclusive como candidato ao governo do Estado, Bezerra estaria articulando a colocação da esposa Teté Bezerra como candidata a governadora e nunca Silval Barbosa, o que vem incomodando muitos colegas de partido, os quais pretendem abrir um novo caminho, onde pontifiquem idéias absolutamente novas e inclusive revolucionárias, alterando profundamente os atuais procedimentos e pensamentos já superados, visando de fato que o partido se atualize e mantenha ao menos seu atual eleitorado, que se não é mais tão grande como antigamente, ao menos é bastante razoável.

ALIÁS, o próprio Silval estaria entendendo que ele é o principal nome para a sucessão em 2.010 e não saberia ainda se Bezerra é contrário à sua postulação ao Palácio Paiaguás. Será?

Para os novos, é de lembrarmos que o PMDB foi fundamental na derrubada da ditadura militar, principalmente quando era comandado pelo saudoso deputado federal Ulisses Guimarães.

Em suma, manter-se no comando do PMDB seria o objetivo maior e praticamente único de Carlos Bezerra, quando uma maioria de peemedebistas quer reeditar a combatividade do passado e principalmente novas idéias. É de se perguntar se isso vai acontecer, principalmente se, ao quadro de hoje, existem nomes e condições para tanto e principalmente qual seria o pensamento de Silval Barbosa, que é vice governador e provável candidato à sucessão estadual.

É de repetirmos que em Cuiabá se comenta que o deputado federal Carlos Bezerra não estaria concordando com os colegas de partido, os quais defendem a candidatura do vice governador ao governo do Estado em 2.010. Bezerra estaria pensando em fazer de Teté Bezerra candidata à governadora ou ele mesmo tentar a postulação.

A Coluna acredita que Silval é o nome mais provável do PMDB.

NO ENTANTO, é de se lembrar que Bezerra tem uma história meritória e gloriosa dentro do PMDB, quando comandou o partido na época da ditadura militar e perfilou ao lado de Ullisses Guimarães para derrubar a ditadura, tendo sido preso várias vezes em virtude de suas atitudes corajosas.

QUANTO a um candidato do grupo de Blairo, há controvérsias quanto a viabilização da candidatura de Pagot e muitos procuram desesperadamente um nome que pudesse emplacar, o que estaria sendo difícil, sendo que no entanto, muitos entendem que se Blairo realmente se empenhar, o atual diretor do DNIT ainda vai acabar emplacando como candidato, ao menos saindo para a disputa.

MUITOS políticos experientes entendem que a sucessão estadual ainda vai evoluir muito e é de se perguntar qual deverá ser a posição a ser adotada pelo prefeito Zé Carlos do Pátio, que recebeu o apoio do prefeito reeleito de Cuiabá, Wilson Santos, que deverá ser candidato a governador pelo PSDB. Ou então seguirá a orientação de Carlos Bezerra, ou ainda atenderá as conveniências políticas de sua administração, quando poderá até se manter neutro, o que muitos entendem que essa seria a medida mais provável, sendo que tudo vai depender do quadro do momento e quanto ao conceito que a gestão estará na apreciação do eleitorado, sendo muito cedo para uma avaliação nesse sentido.

3- É DE SE SENTIR que Blairo Maggi continua sendo o principal nome renovador na política matogrossense e que vem provando isso no comando da administração estadual, mas muitos querem mais quanto à questão e para tanto procuram articular novos nomes, o que não é fácil e, segundo muitos, Silval Barbosa seria um nome viável. No entanto, muitos admitem que inúmeras mudanças aconteceram e como são muitos os novos nomes que corresponderam e eles precisam ser mantidos e lembrados.

ALIÁS, condenando o profissionalismo na política, o ex-prefeito de Rondonópolis Adilton Sachetti do PR, disse que o que mais quer agora é trabalhar na sua vida particular, pois não é político carreirista, tendo ainda revelado que não tem motivos para ser candidato tão cedo. Ele descartou que esteja cotado ou que deseja assumir alguma secretaria na atual gestão do governador Blairo Maggi e afirma que caberá ao PR definir quanto aos projetos políticos para o Estado.

Sachetti disse que a classe política tem que se preocupar com questões fundamentais, como por exemplo, a duplicação da BR 364 na altura da Serra de São Vicente, onde os desastres continuam acontecendo e matando muita gente e cuja promessa de solução se arrastam há anos, e nesse sentido as críticas caem também sobre o governo Lula, o qual tem ignorado a questão.

A verdade é que infelizmente esse problema só ganha notoriedade quando muitos morrem ali em desastres pavorosos, quando então se promete soluções, mas não tem acontecido uma medida administrativa para solucionar esse grave problema de forma definitiva, ficando tudo em lamentações.

É DE LEMBRARMOS que o deputado federal Wellington Fagundes, especialista quanto à questão de estradas federais e obras correlatas, conseguiu através de suas emendas na Câmara Federal, algumas verbas que possibilitaram a realização de muitas obras, mas as quais não resolveram de todo o problema.

4- LEITORES têm perguntado à Coluna, qual seria a posição dos atuais vereadores peemedebistas quanto às candidaturas a deputados em 2.010 e principalmente quando a governador.

Quanto a deputados estaduais, os peemeedebistas do legislativo deverão optar por apoiar um colega de agremiação, o mesmo acontecendo quanto à Câmara Federal. Quanto a governador, se Silval Barbosa sair candidato, ele terá o apoio da maioria dos atuais edis do partido.

- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img

1 COMENTÁRIO

  1. Pois é, recebi uma carta do Senhor candidato Silval Barbosa. Pelo que li ao seu respeito, me parece ser uma pessoa muito inteligente, pois se deu ao trabalho de distribuir cartas, não só a mim, como aos meus filhos. Se tudo que esta escrito nessas cartas, você resolver cumprir 80%, talvez teremos um bom representante a governador .Quero dizer à você, Silval Barbosa, que caia por terra o estigma que todo candidato é MENTIROSO, que caia por terra. E seja você, a fazer isso se tornar realidade, não só na vida da população de Cuiabá, como principalmente na vida das donas de casa, como você mesmo já disse. Sendo assim, desde já agradecemos a você e toda a sua familia.

    Ass: Jovana Vera de Moura Morais Bezerra.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Ministro do STF André Mendonça é eleito para o TSE

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça foi eleito nesta quinta-feira (16) para a vaga de ministro...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img