34.4 C
Rondonópolis
 
 

Bastidores da República: Bolsonaro segue líder nas intenções de voto para presidente no DF, com 39,8%

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Bolsonaro permanece como o líder nas intenções de voto para a Presidência da República entre os eleitores do Distrito Federal. Segundo a pesquisa Metrópoles/Ideia, divulgada, 39,8% do eleitorado da capital federal afirmaram que votariam em Bolsonaro se as eleições fossem hoje.

Logo atrás de Bolsonaro está o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), como o pré-candidato preferido de 30,1% no DF. Ciro Gomes (PDT) aparece como o postulante a presidente de 10,3% do eleitorado brasiliense e ocupa o terceiro lugar. Já Simone Tebet (MDB) pontuou com 1,8% e André Janones (Avante) possui 1,0%.

Pesquisa Metrópoles/Ideia


45 MIL NA FILA

Funcionários da Caixa Econômica Federal que chegaram ao topo da carreira estão lotados em agências bancárias ou subaproveitados. Segundo informações, servidores com salários de até R$ 45 mil dividem funções com os que ganham cerca de R$ 3 mil.

Em documento enviado ao Ministério Público do Trabalho, que investiga o caso, a Caixa afirma que, só em Brasília, 123 funcionários foram transferidos da matriz para agências bancárias em um intervalo de 90 dias entre o final de 2020 e o começo de 2021. Entidades sindicais, no entanto, dizem que o número é maior.


AFRONTOSO

Um grupo com 43 procuradores do Ministério Público Federal (MPF) assinou, um pedido para que o presidente Bolsonaro seja investigado por ataques, sem provas, ao sistema eleitoral brasileiro. A solicitação foi enviada ao procurador-geral da República, Augusto Aras.

Durante evento com embaixadores em Brasília, o presidente apresentou às autoridades de diversos países suspeitas já desmentidas pelos órgãos eleitorais sobre supostas irregularidades nas eleições de 2018 e a segurança das urnas eletrônicas. Para os procuradores, o presidente afronta a democracia ao desacreditar o processo eleitoral brasileiro.


REAÇÃO

Alexandre de Moraes, que será empossado presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 16 de agosto, traçou uma estratégia de como lidar, num primeiro momento, com as investidas de Jair Bolsonaro contra o sistema eleitoral. Moraes apostará sobretudo na concertação política com outras instituições, principalmente Congresso, STF e Procuradoria-Geral da República, para frear o presidente.

Moraes está disposto a tomar medidas duras ao longo da condução do processo eleitoral, mas em suas primeiras semanas na presidência do TSE tentará primeiro engajar atores que hoje estão calados ou omissos em suas atribuições constitucionais, como Arthur Lira e Augusto Aras.


”CIÚME DE MACHO”

A equipe responsável pelas estratégias de marketing da campanha de Jair Bolsonaro trava uma queda de braço com os auxiliares mais próximos do presidente que estariam atrapalhando as tentativas de torná-lo um candidato mais “light” na busca de votos fora da bolha bolsonarista.

Em uma reunião com o próprio Bolsonaro na semana passada, o núcleo político da campanha levou as queixas dos marqueteiros ao próprio Bolsonaro e fez um alerta: se ele quiser ganhar votos para além dos que já tem, terá que submeter seus compromissos e sua rotina ao time de comunicação e parar de ouvir apenas os “radicais” que o cercam.


ATUALIZAÇÃO DA COVID

O Brasil registrou 353 mortes provocadas pela Covid-19 nas últimas 24 horas. A média móvel diária de óbitos chegou a 253, alta de 8% em relação ao número verificado há 14 dias. O indicador está há três semanas acima de 200.

Variações menores que 15% são consideradas dentro da margem de estabilização. Este, porém, é o maior número desde 25 de março, quando o índice também estava em 253. O país contabilizou 57.999 novos casos da doença, totalizando 33.397.814 infecções confirmadas desde o início da pandemia. No total, já foram perdidas 675.871 vidas para o coronavírus.


POR FALAR NISSO…

Os sinais provocados pela Covid-19 no corpo mudaram no decorrer da pandemia. Isso ocorre devido ao surgimento de novas variantes e por conta da crescente imunidade da população mundial ao vírus.

O imunologista Luke O’Neill, da Universidade de Trinity, na Irlanda, afirma que os relatos de pacientes a respeito de suores noturnos na nova onda estão cada vez mais comuns.

“Um sintoma extra para BA.5 que vi esta manhã são os suores noturnos. A doença é um pouco diferente porque o vírus mudou. Existe alguma imunidade relacionada a isso, com as células T (de defesa), e assim por diante. Além disso, essa mistura do sistema imunológico e o vírus, ligeiramente diferente, pode dar origem a uma doença também diferente com, estranhamente, suores noturnos sendo uma característica”, explicou o imunologista Luke O’Neill, em entrevista à rádio irlandesa NewsTalk.


BRAVO NA REDE

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) criticou, a exclusão de um comentário no Facebook de um usuário que associava o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à organização criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital).

O autor esbravejou ao ser notificado que o conteúdo violava as regras da plataforma e, da mesma forma, o filho do presidente Bolsonaro também criticou a medida. A conta foi parcialmente suspensa por 30 dias. “É sério que isto feriu a política do Facebook e resultou num gancho de 30 dias?”, questionou o congressista no Twitter.


LAVA JATO

A área técnica do Tribunal de Contas da União (TCU) não viu irregularidades no pagamento de diárias e passagens para procuradores da Operação Lava Jato, que investigou possíveis casos de corrupção na Petrobras. A conclusão está em relatório divulgado.

O relator da matéria é o ministro Bruno Dantas. A Tomada de Contas Especial (TCE) no Ministério Público Federal (MPF), segundo a conclusão da assessora responsável pelo relatório, Ângela Brussamarello, identificou que os pagamentos não feriram a legislação e “gozam de legalidade e legitimidade”.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Brasileirão: Botafogo vence Flamengo no Maracanã por 2 a 0

O Botafogo venceu o Flamengo por 2 a 0 no início da tarde deste domingo (28) no Maracanã, pela...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img