16.9 C
Rondonópolis
, 16 maio 2024
 
 

TRE realizou a recontagem de votos para deputado estadual

- PUBLICIDADE -spot_img

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Recontagem dos votos ocorreu na sede do TRE, em Cuiabá
Recontagem dos votos ocorreu na sede do TRE, em Cuiabá

Após o reprocessamento do resultado das eleições gerais 2014 para o cargo de Deputado Estadual, o candidato Altir Antônio Peruzzo ocupou a primeira suplência da coligação Amor a Nossa Gente II. A cerimônia pública aconteceu na manhã de ontem (02.12), às 8h, na Sala de Sessões do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), em Cuiabá.
Com a retotalização, Allan Kardec Pinto Acosta Benitez passou a ocupar a segunda suplência. O procedimento foi necessário porque o candidato a Deputado Estadual, Altir Antônio Peruzzo, obteve, no Tribunal Superior Eleitoral, o deferimento de sua candidatura. Assim, os 15.229 votos que ele recebeu no dia 5 de outubro, antes computados como nulos em razão da rejeição de seu registro pelo Tribunal Regional Eleitoral, foram considerados válidos na cerimônia pública.
Corregedora e presidente da Comissão Apuradora, desembargadora Maria Helena Póvoas, explica que os votos de Peruzzo estavam “congelados”, e foram contabilizados em cumprimento a determinação do TSE. “Com essa recontagem, houve alteração na suplência. Ainda existe um processo pendente no TSE, do candidato a Deputado Estadual Valdir Barranco. Se o TSE determinar, faremos outro reprocessamento dos votos”, afirmou.
A recontagem de votos ocorreu porque o TSE, por decisão do plenário, autorizou o registro de candidatura do ex-prefeito de Juína, Altir Peruzzo (PT), para deputado estadual. Com a decisão, o petista conseguiu se livrar do rótulo de ficha suja e validar seus 15.229 votos, o que permitiu saltar para a primeira suplência da Coligação Amor a Nossa Gente (PT-PMDB-PR-PROS). Inicialmente, ele havia sido indeferido pelo Tribunal Regional Eleitoral por ser enquadrado na Lei da Ficha Limpa em decorrência de ter tido contas na condição de prefeito reprovadas pela Câmara de Vereadores.
Com essa decisão, quem está correndo risco é o deputado estadual eleito pelo PV, Pery Taborelli. Isso porque Taborelli perde a vaga de deputado estadual se for levada em consideração a votação de outro petista, o ex-prefeito de Nova Bandeirantes, Valdir Barranco, que recebeu 19.227 votos, cujo recurso ordinário deve ser analisado pelo plenário do TSE nos próximos dias.
Se a Justiça Eleitoral somar os votos da dupla petista que totaliza 34.456 votos favoráveis a Coligação Amor a Nossa Gente, quem passa a ser contemplado com a vaga de deputado estadual é o petista Valdir Barranco e quem sai do Legislativo é Taborelli que seria remetido à primeira suplência do outro parlamentar eleito pelo PV, o policial civil Wancley que recebeu 19.639 votos.
Se hipoteticamente somente apenas um dos petistas ter os votos contabilizados, Taborelli segue firme na Assembleia Legislativa.

- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Em 4 meses de 2024: Exportações locais ultrapassam 1 bilhão de dólares

Exportações de Rondonópolis atingem U$ 1.051,09 bilhão em quatro meses, com crescimento de 5,3% no ano. O montante mantém...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img