16.3 C
Rondonópolis
, 27 maio 2024
 
 

Juiz prevê segundo turno tranquilo em Rondonópolis

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Wanderlei José dos Reis, juiz eleitoral da 46ª Zona: “no primeiro turno, a principal dificuldade foi a questão da identificação biométrica
Wanderlei José dos Reis, juiz eleitoral da 46ª Zona: “no primeiro turno, a principal dificuldade foi a questão da identificação biométrica

Os presidentes das sessões eleitorais e mesários estão em plena condição de promover a votação do segundo turno, domingo próximo (26), com tranquilidade e sem as ocorrências de grandes filas. A informação foi repassada ontem à reportagem pelo juiz eleitoral da 46ª Zona, Wanderlei José dos Reis.
De acordo com o magistrado, no intuito de orientar os presidentes das seções eleitorais quanto ao sistema de identificação biométrica, ministrou uma palestra, no sábado (18/10) com 160 colaboradores da Justiça Eleitoral. O evento ocorreu no plenário do Tribunal do Júri. Foram abordadas as dificuldades enfrentadas no 1° turno das eleições deste ano para que o procedimento ganhe mais agilidade na realização do 2° turno, no próximo dia 26.
“No primeiro turno, a principal dificuldade foi a questão da identificação biométrica. Foi trabalhado com mesários a questão da identificação biométrica. Mas agora a votação com apenas dois candidatos já vai diminuir o tempo no processo de votação. A dificuldade maior na votação passada foi no manuseio do micro terminal, dos sensores que captam a digital do eleitor, sendo observada muita dificuldade no procedimento de colocar o dedo e obter a digital. Mas não foi uma questão de falha e sim de adaptação. Para esta adaptação o que faltou foi tempo, sendo que, esta foi a primeira eleição biométrica. O que também demandou muito tempo no primeiro turno foi porque eram cinco cargos para votação. O mesário perdeu tempo na identificação e o eleitor na cabine de votação. Essa conjugação demandou tempo e gerou filas em vários locais de votação”, disse o juiz.
A Justiça Eleitoral está deixando tudo pronto para as eleições do segundo turno. As urnas foram carregadas novamente e lacradas. Como ocorreu no primeiro turno, quem não fez o recadastramento biométrico também não poderá votar novamente, uma vez que, não houve um novo cadastramento de eleitores. “Para estes eleitores eu aconselho a nem comparecerem às sessões eleitorais porque não irão votar. O cadastro eleitoral não foi alterado. Estes eleitores devem comparecer em novembro nos cartórios eleitorais para uma nova inscrição eleitoral e regularizarem a sua situação perante a Justiça Eleitoral”, frisou o juiz eleitoral.
Uma outra recomendação do juiz Wanderlei José dos Reis é para que os eleitores se dirijam aos locais de votação no período da manhã e não somente no período da tarde. “A orientação, além de não se corromperem com a venda do voto, é que não deixem para votar no último horário do dia. Esse foi um dos fatores que gerou filas. Muitas pessoas deixaram para votar no último horário e isso também atrasou a finalização do processo eleitoral”, ressaltou o juiz.
CIDADE LIMPA
O juiz Wanderlei José dos Reis orienta a todos os representantes dos partidos políticos de Rondonópolis à observância do projeto Cidade Limpa. “Espero que os representantes de partidos políticos sigam o exemplo da população do município de Pedra Preta no primeiro turno, onde não houve derramamento de santinhos nas ruas como em Rondonópolis”, externou o magistrado.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Com fim de semana de trégua, chuva deve voltar ao RS nesta segunda

A Defesa Civil Municipal de Porto Alegre emitiu um alerta preventivo diante da possibilidade de chuvas intensas que podem...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img