22.2 C
Rondonópolis
, 22 maio 2024
 
 

Urnas vão receber a carga e o lacre

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Durante a Cerimônia de Carga e Lacre as urnas são configuradas para determinada sessão eleitoral
Durante a Cerimônia de Carga e Lacre as urnas são configuradas para determinada sessão eleitoral

A Justiça Eleitoral, em Rondonópolis, fará a partir da próxima segunda-feira (22) até sábado (27), a cerimônia de carga e lacre das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições deste ano, nas três zonas eleitorais do município, que são a 10ª, 45ª e 46ª. Na cerimônia, ocorrerá a geração de dados e a inclusão das informações dos candidatos em cada máquina.
De acordo com o chefe da 45ª Zona, Fabrício Napoleão Teixeira Batista, representantes de partidos políticos, coligações e a população, de uma forma geral, também são convidados a participarem. A solenidade da 45ª acontecerá nesta segunda e na terça-feira, a partir das 8h, no cartório eleitoral que fica na Rua Fernando Correa da Costa, e contará com a presença da juíza eleitoral Maria das Graças Gomes da Costa e da promotora eleitoral Regilaine Magali.
Fabrício revela que a 45ª Zona possui 42.944 eleitores daqui da cidade e 2.788 de São José do Povo.
10ª ZONA
A 10ª Zona eleitoral atenderá 37.298 eleitores. A solenidade de lacre e carga das urnas está marcada para os dias 24 e 25 de setembro. Na solenidade, deverão estar presentes a juíza Maria Mazarelo e o promotor eleitoral Antônio Moreira da Silva.
46ª ZONA
Na 46ª Zona, em Vila Operária, há 53.251 votantes. Em Pedra Preta, município que pertence a esse mesmo setor, se concentram 12.262 eleitores. A chefe da Zona Eleitoral, Josane Carvalho da Silva Teixeira, disse que a solenidade de carga e lacre ocorrerá nos dias 26 e 27 deste mês. “Nessa solenidade estarão presentes o juiz eleitoral Wanderlei José dos Reis e o promotor eleitoral Henrique Schneider”, antecipou.
COMO FUNCIONA
Durante a Cerimônia de Carga e Lacre as urnas são configuradas para determinada sessão eleitoral. Nesta fase, são gerados pelo sistema do TSE os conteúdos das mídias que serão inseridas nas urnas. Uma das mídias inseridas contém os dados dos candidatos e dos eleitores que votam na seção na qual aquela urna vai ser instalada e a outra mídia é a que vai coletar os dados da votação. Após a inserção das mídias, as urnas são fechadas e recebem lacres que vão assinados pelo Juiz Eleitoral e pelo Promotor de Justiça do Município onde aquela urna será instalada. É importante frisar que a atividade de carga e lacre é aberta ao público, podendo ser acompanhada por representantes dos partidos e coligações.
Ao final da Cerimônia é realizada uma auditoria por amostragem das urnas preparadas na presença de todos. Nesse momento são verificados a autenticidade dos aplicativos, as assinaturas digitais e é realizado um teste de votação. Todas as etapas da cerimônia de Carga e Lacre são públicas e ocorrem na presença das autoridades convidadas.
Além da Cerimônia de Carga e Lacre, o calendário prevê as datas em que as zonas eleitorais realizarão a Conferência Visual dos dados constantes nas urnas eletrônicas que apresentaram algum problema durante a cerimônia de carga e lacre.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Começa amanhã consulta a maior lote de restituição do IR da história

A partir das 10h desta quinta-feira (23), cerca de 5,6 milhões de contribuintes que entregaram a Declaração do Imposto...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img