13.6 C
Rondonópolis
, 15 maio 2024
 
 

Projeto proíbe uso de cerol na cidade

- PUBLICIDADE -spot_img

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Empinar pipa é uma diversão saudável. Só não podemos transformar essa brincadeira inocente em uma arma perigosa
Empinar pipa é uma diversão saudável. Só não podemos transformar essa brincadeira inocente em uma arma perigosa

Está tramitando, na Câmara Municipal, projeto de lei de autoria do vereador Thiago Silva (PMDB) que proíbe o uso de cerol ou de outro tipo de material cortante nas linhas de pipas, ‘papagaios’ e semelhantes artefatos para recreação ou com finalidade publicitária no Município de Rondonópolis. Se aprovada, a lei prevê multa para quem fizer uso do cerol.
De acordo com o vereador, considera-se cerol a mistura de pó de vidro ou material análogo (moído ou triturado) com a adição de cola de madeira ou outra substância glutinosa, bem como qualquer outro tipo de material industrializado, com a finalidade de ser empregada na linha utilizada, tornando-a agudo cortante.
O projeto de lei também proíbe a chamada “linha chilena”, confeccionada com pó de quartzo e óxido de alumínio. “Produto mais perigoso que o cerol, uma vez que além de cortante, a ‘linha chilena’ é condutora de energia elétrica, causando mortes e acidentes em contato com linhas de transmissão de energia elétrica”, alertou o parlamentar.
De acordo com Thiago Silva, o uso do cerol em linhas de pipas tornou-se um caso tão grave que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), em sua Resolução 356, estabeleceu como item obrigatório em motocicletas uma haste vertical, tipo antena, para evitar acidentes com linhas de pipas que geralmente são fatais.
Caso a proposta do vereador Thiago Silva (PMDB) seja aprovada, quem descumprir a lei será multado em Unidade Fiscal de Rondonópolis através de regulamentação a ser expedida pela Prefeitura.
“O projeto tem por objetivo evitar acidentes, principalmente envolvendo motociclistas e ciclistas que podem ser atingidos fatalmente no pescoço pela linha, além de evitar danos ao patrimônio público, como a exemplo a fiação elétrica”, externou o vereador.

Vereador Thiago Silva: “o projeto tem por objetivo evitar acidentes”
Vereador Thiago Silva: “o projeto tem por objetivo evitar acidentes”

O perigo que representa o cerol

O cerol é uma mistura de cola com caco de vidro moído que posteriormente são aplicadas às linhas de pipas com a finalidade de cortar a linha de outras pipas adversárias em uma batalha para ver quem pode mais. O saldo dessa irresponsabilidade é que ao final dessas brincadeiras ficam pelas ruas pedaços de linhas que são praticamente invisíveis aos olhos de quem trafega conduzindo veículos ciclomotores. E quando esses condutores inadvertidamente se chocam com a linha de pipa contendo cerol, acabam atingidos principalmente nas mãos, braços, tronco, pescoço e rosto.
As linhas com cerol possuem uma enorme capacidade de corte e provocam ferimentos profundos que são potencialmente mortais quando atingem a região do pescoço, e quando não mata, deixam sequelas terríveis em suas vítimas.
O cerol em linhas de pipas é utilizado praticamente no ano todo, mas é na época das férias escolares que as ocorrências dos acidentes são mais comuns. A linha de pipa com cerol é só mais um dos problemas enfrentados por pessoas que usam motocicletas para o trabalho ou lazer. Essa atividade criminosa considerada brincadeira de criança, também é a diversão de muitos adultos irresponsáveis.
Empinar pipa é uma diversão saudável que remete a nossa infância trazendo grandes recordações, só não podemos transformar essa brincadeira inocente em uma arma perigosa que pode mudar a vida de outras pessoas para sempre.

- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img
  1. o engraçado é que ele só encontrou o problema mas não apresentou nenhuma solução a respeito,sou contra também o cerol mas dentro da cidade onde coloca em risco a população,porém isso só acontece porque não tem um lugar apropriado para a pratica do esporte, segue o exemplo das grandes metrópolis e disponibiliza um local adequado onde não oferecerá risco a ninguém e todos poderão se divertir, pelo que vi a matéria denegriu a imagem do esporte pois como ja foi dito a cima deveriam ter colocado a foto de uma linha e não de um pipa, depois que saiu essa matéria andei conversando com os fornecedores de pipa e a venda caiu mais de 50%, e pelo que entendi no comentário do nosso “amigo Carlos” ele terá que diminuir o quadro de funcionários, esperamos que se pronuncie a respeito voce Thiago Silva e os outros vereadores que votaram a favor dessa lei.

    SOU PIPEIRO SIM E AMANTE DO ESPORTE!!!!!!

  2. Eliane

    Thiago, concordo com voce a respeito do cerol, no entanto entendo que o pipa é uma brincadeira saudável,que existe há muitos anos, trazendo alegria, descontração as crianças, e de maneira alguma deve ser denegrida por conta do cerol.Acho ainda que voce na condição de vereador e creio que pai , deveria apresentar um projeto para que seja criado uma área onde criança(filhos) e pais pudessem passar um sábado, domingo ou feriado nessa área de lazer, voce consegue imaginar como seria bom a família reunida em um parque onde filhos e pais soltassem pipas, brincassem de io-io,pula corda, pega vareta, bambole,bete e outros brinquedos antigos que os mais novos não conhecem e dependem dos pais para ensinar. Mais para passar um dia assim feliz,precisa-se de uma área, será que voce pode ser usado a favor desse projeto?
    É assim que queremos ver nossos vereadores atuando, escutando a população e trabalhando por um Rondonopolis melhor, e esse Thiago é só um dos trabalhos que a população gostaria de ver os vereadores atuando. Espero em Deus que voce leia essa declaração e tenha a atitude mais acertada possivel, assim vou me lembrar de voce no último torneio de pipa lá no antigo aeroporto comprando um Kit de pipa .

  3. REPUDIO A MATERIA APRESENTADA PELO VEREADOR THIAGO SILVA DE ROO.
    THIAGO GOSTARIA DE DISSER O SEGUINTE ,VOCE NAO TEM OQUE FAZER!VOCE APENAS PEGOU A LEI FEDERAL NUMERO 163/2008, E TRANSFERIO PARA MUNICIPAL.
    A LEI DIS A RESPEITO DO CEROL,E MOSTRA UMA FOTO BEM GRANDE DE UMA PIPA.
    DEVIDO A REPERCUSAO QUE CAUSOU, JA FOI PARADO A FRABRICAÇAO DE RABIOLA 20 DETENTO DO ANEXO DA MATA GRANDE,E SE NAO FOR APRESENTADO UMA SOLUÇAO VOU TER QUE MANDAR EMBORA ALGUNS FUNCIONARIOS,SE VOCE SE INTERESSAR TENHO 7 MENORES REGISTRADOS.
    SE QUISER LIGAR PRA CONVERSAR CARLOS (VELHO DO RIO) FONE (66) 34237106 OU (66)96627478.

  4. Jairo esse evento em São Paulo é muito bom eu mesmo vou todo o ano, essa lei é boa mas p isso os vereadores teriam que ouvir os dois lados não só os reclamante,seria muito bom se disponibilizassem um espaço adequado para ter eventos parecidos com o de Osasco e esse outro video que vc publicou,mas eles só buscam opnião da alta sociedade e esquecem da gente, minhas vendas cairão 70% depois que publicaram isso e olha que eu moro em jaciara, tenho 9 funcionários direto fora os pontos de venda se continuar assim terei que diminuir o quadro de funcionário, e outra quem publicou essa imagem no meu ponto de vista fez errado pois está proibindo a linha e não a pipa quando um pai pega o jornal olha essa foto ja vai entender que esta proibido a pipa…..vamos nos mobilizar e fazer uma associação de pipa para podermos nos defender pois essa é a minha unica renda é com ela que mantenho minha familia.

  5. concordo com voce Onório agora as PM vai ficar atras dos pipeiros em vez de ir atras dos bandido, afinal de contas será mais facil p eles, cada uma que vejo.

  6. Em outros estados a pipa já é considerada como um esporte, a prática é tão comum que tem espaços apropriados para a prática o chamado (PIPÓDROMO) sou contra também o uso das linha de cerol ou com outros cortante sim mas dentro da cidade onde pode causar acidentes,agora em lugares apropriados longe da população onde não oferece risco algum não vejo problema , mas já que proibiram planejem um espaço apropriado para que não acabem com essa cultura
    assistam esse vídeo e tirem suas próprias conclusões.
    https://www.youtube.com/watch?v=yj1r3QFs9BM
    tanto é que dia 28/08/ vai acontecer um dos maiores eventos em São Paulo, onde reunirá pipeiros de todo o Brasil com transmissão ao vivo da tv local, é uma espécie de festival chamado de ( São Paulo X Rio de Janeiro), claro tudo com total segurança sem oferecer risco algum para a sociedade.

  7. Porque não fazemos uma lei que proíba também que tijolos sejam atirados em pessoas? Ou quem sabe uma lei que proíba a venda de cigarros pra menores de 5 anos, ou uma lei que proíba o cidadão de entrar na câmara e sair distribuindo bofetadas na cara de todo mundo por lá? Que tal?
    Que lei mais idiota! Algum dia foi permitido o cerol? O que vai mudar se a lei for aprovada? Ou melhor, quer dizer que se a lei for “reprovada” o cerol “continuará” sendo permitido?
    Cara… …é muuuuuita falta do que fazer! Tem tanta coisa que tem que ser feita no município e nossos vereadores inventando a roda!!!!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Emendas Impositivas: Presidente da Câmara protocola petição no Tribunal de Justiça de MT

A Câmara Municipal de Rondonópolis protocolou, ontem (14), no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ/MT), em Cuiabá, uma...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img