29.4 C
Rondonópolis
, 16 junho 2024
 
 

Projeto inclui profissionais em Libras nos órgãos públicos

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Projeto de lei aprovado é de autoria do vereador Rodrigo da Zaeli (PSDB)
Projeto de lei aprovado é de autoria do vereador Rodrigo da Zaeli (PSDB)

A Câmara Municipal aprovou  projeto de lei de autoria do vereador Rodrigo da Zaeli (PSDB) que prevê o treinamento de profissionais das secretarias Municipais, Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear) e Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (Coder) para atender deficientes auditivos por meio da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras). A expectativa do vereador agora é que o projeto seja sancionado pelo Poder Executivo.
Conforme Rodrigo, o projeto não gera uma oneração grande para a prefeitura e vai atender um público que muitas vezes deixa de ir aos locais de atendimento ao público em secretarias municipais por não terem como se comunicar. “É uma forma de disponibilizar esses serviços para o deficiente auditivo, que muitas vezes fica excluído pela dificuldade de comunicação”, explicou.
De acordo com o projeto, seria necessário um funcionário para cada local de atendimento ao público nas secretarias municipais, Sanear e Coder. Segundo o vereador, levando em conta o número de secretarias e os locais de atendimento à população, seriam necessários em torno de 35 profissionais treinados em Libras para atender o Município de Rondonópolis.
Outra indicação constante no projeto é que os profissionais treinados sejam funcionários de carreira do Município. “É importante que sejam treinados profissionais de carreira e não comissionados, para que haja uma continuidade neste atendimento”, destacou.
Ainda, para o vereador, o projeto é uma forma de contribuir para a inclusão dos deficientes auditivos, que muitas vezes ficam esquecidos. “Falamos de acessibilidade, de inclusão para deficientes visuais, mas também temos que lembrar das dificuldades enfrentadas pelos deficientes auditivos”, ressaltou.
O vereador lembrou ainda que na Câmara Municipal já está em andamento um processo licitatório para a contratação de profissionais habilitados em libras para fazer o trabalho de tradução durante as sessões da Câmara e para a transmissão pela TV.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Atletas de MT conquistam título de vice-campeão em Mundial de Futsal na China

A equipe de futsal de Mato Grosso conquistou o título de vice-campeã no Mundial Universitário, em Shanghai, na China....
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img