20.7 C
Rondonópolis
, 12 maio 2024
 
 

Pátio perde recurso e deve deixar cargo

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Zé Carlos do Pátio: sofre nova derrota no TRE e agora terá que deixar o cargo

–> LIBERADO –> Por unanimidade, o Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) rejeitou os embargos declaratórios impetrados pela defesa do prefeito Zé Carlos de Pátio (PMDB), em julgamento realizado na noite de ontem (8). Através dos embargos, a defesa tentou reverter a decisão de cassação de Pátio que foi acusado de gastos ilícitos durante a campanha eleitoral de 2008. Agora, é aguardada a publicação da decisão que deve acontecer no prazo máximo de três dias. A partir daí, a Câmara Municipal de Rondonópolis é notificada e Pátio deve deixar a prefeitura, juntamente com sua vice, Marília Salles (PSDB), para que assuma interinamente como prefeito o presidente da Casa de Leis, Ananias Filho (PR), pelo prazo de 30 dias.
De acordo com o parecer do relator do caso, o juiz federal Pedro Francisco da Silva, Pátio deve deixar o cargo independente da “interposição de recurso em Tribunal Superior”, ou seja, mesmo que a defesa de Pátio venha a recorrer da decisão junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), como é esperado, o peemedebista deve aguardar a decisão judicial fora do cargo.
Em seu relato, o juiz federal colocou que a linha de defesa utilizada pelos advogados de Pátio durante o julgamento do processo foi mantida. Os advogados utilizam a tese de que a distribuição das 2.857 camisetas no dia das eleições de 2008, quando Pátio derrotou o candidato à reeleição Adilton Sachetti, seria permitida por lei. Contudo, a distribuição foi considerada ilegal pelo Pleno, já que o número de camisetas distribuídas ultrapassou o número total de fiscais e delegados de urna.
Os julgadores acatam a tese do Ministério Público, responsável pela denúncia que motivou a cassação, que afirma que o restante das camisetas foi entregue a eleitores, conforme provas apresentadas através de fotos de eleitores vestindo as camisetas em diversos pontos da cidade, configurando, na avaliação do MP, em propaganda ilegal.
Agora, aguarda-se que a defesa de Pátio entre com recurso junto ao TSE. A reportagem tentou falar com os advogados, porém, eles não atenderam o telefone. Mas o esperado é que, logo após a publicação da decisão pelo TRE-MT, os advogados do peemedebista entrem com um recurso, acompanhado de liminar, para tentar levar Pátio de volta ao cargo de prefeito. Caso a liminar não seja obtida, Pátio deve aguardar o julgamento do mérito fora da Prefeitura, já que a medida cautelar não tem efeito suspensivo, diferentemente dos embargos declaratórios que haviam sido impetrados e que mantiveram Pátio e Marília na administração municipal, mesmo após serem cassados por 5 votos a 1, no dia 3 de abril.
Com a cassação, Pátio e Marília estão inelegíveis, ou seja, o peemedebista fica impedido de disputar as eleições que serão realizadas em outubro desse ano para a escolha do novo prefeito da cidade.
Após assumir a prefeitura, Ananias deve convocar eleições indiretas, ou seja, eleição em que os 12 vereadores do município escolhem o novo prefeito e o vice para governar a cidade até o dia 31 de dezembro de 2012. Poderá ser candidato qualquer um dos vereadores e qualquer pessoa filiada a partido dentro do prazo eleitoral exigido e com domicílio eleitoral no município.
Questionado pela reportagem logo após a decisão do Tribunal, Ananias afirmou estar tranquilo e que agora apenas vai aguardar os próximos trâmites. “O prefeito ainda é o José Carlos do Pátio e eu continuo presidente da Câmara”, reiterou.

- PUBLICIDADE -spot_img
  1. Tirem de uma vez o bezzerão da teta, manda ele ir pastar e o Ananias que assuma logo, pois nossa cidade não merece estar do jeito que tá toda esburacada, e a nossa segurança um caos, aquele que entrar de prefeito que cuide com cautela a segurança das familias, e a saúde.

  2. Eu simplesmente sinto verganha de tudo isso. Sempre a gente tem quem ganha o jogo na batalha, na raça, não com truques sujeiras tentando derrubar os outro , mas Deus é bom meu filho, ele esta vendo tudo isso que estao fazendo com você. Entrega a sua vida a ele porque nao é traidor, nunca foi e sempre lembra disso. Fica com Deus. Ele vai proteger você José Carlos do Pátio.

  3. Apesar de não ter votado no Sr. Jose Carlos, entendo que essa cassação prejudica em muito nossa cidade. Infelizmente a justiça é cega e tardia e decisão tem de ser cumprida. Alem do mais, ele deveria serr cassado na época de Vereadora Mariuva e não agora.Se estava ruim agora vai piorar. Ele não merecia isso, sera que não tem gente por traz disso?

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Negociação de dívidas: REFIS tem início na próxima segunda-feira (13)

Começa na próxima segunda-feira, dia 13, e segue até 31 de maio, o Mutirão do Programa de Regularização Fiscal...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img