35.4 C
Rondonópolis
, 11 maio 2024
 
 

MP sugere à Câmara emenda à Lei Orgânica

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso está sugerindo à Câmara Municipal de Rondonópolis a apreciação de um projeto de emenda à Lei Orgânica do Município, instituindo a obrigatoriedade de elaboração e cumprimento do “Programa de Metas” pelo Poder Executivo. O presidente da Câmara Municipal, Ananias Filho, adiantou ao Jornal A TRIBUNA que pretende avaliar melhor a proposta, para então apresentá-la no Legislativo para votação.
O promotor Ari Madeira Costa explica que a iniciativa do Ministério Público se baseia na função institucional de sugerir ao poder competente a edição de normas e a alteração da legislação em vigor. Nesse sentido, externa que o projeto de emenda à Lei Orgânica de Rondonópolis é inspirado em modelos recém adotados em outras unidades federativas.
Entre alguns objetivos da proposta, Ari Madeira aponta: promover maior compatibilidade entre os programas eleitorais e os programas do prefeito eleito, valorizando e qualificando o debate eleitoral e o exercício do voto; permitir à população a avaliação e o acompanhamento das ações, obras, programas e serviços realizados pelo Poder Executivo Municipal durante cada mandato; permitir maior continuidade nas políticas públicas bem sucedidas.
Outros objetivos seriam aperfeiçoar a eficiência da gestão pública municipal, que passaria a trabalhar com indicadores e metas a serem atingidas no final de cada gestão; melhorar a gestão e a qualidade dos gestores das políticas públicas que estariam comprometidas com o cumprimento das metas; melhorar a qualidade dos indicadores e dos instrumentos de avaliação e acompanhamento das políticas públicas; viabilizar um controle mais eficaz das chamadas promessas de campanha; entre outras.
Com a emenda, o prefeito, eleito ou reeleito, apresentará o Programa de Metas de sua gestão, até noventa dias após sua posse, que conterá as prioridades, as ações estratégicas, os indicadores e metas quantitativas para cada um dos setores da administração pública municipal, observando, no mínimo, as diretrizes de sua campanha eleitoral e os objetivos, as diretrizes, as ações estratégicas e as demais normas da lei do Plano Diretor Estratégico.
O projeto sugerido prevê, nesse contexto, que o Programa de Metas será amplamente divulgado pela imprensa e publicado no Diário Oficial do Município. O Poder Executivo também promoveria o debate público sobre o Programa de Metas, mediante audiências públicas gerais, além de divulgar semestralmente os indicadores de desempenho relativos à execução dos diversos itens da iniciativa.
Ao final de cada ano, o projeto prevê ainda que o prefeito divulgará o relatório da execução do Programa de Metas, o qual será disponibilizado integralmente pelos meios de comunicação. No caso de prefeito em exercício de mandato, o mesmo deverá apresentar o Programa de Metas correspondente ao período restante de sua gestão, dentro do prazo de 60 dias, contados a partir da data inicial de vigência da emenda em questão à Lei Orgânica Municipal.

- PUBLICIDADE -spot_img
  1. Estou desacreditando do MP, pois deveria COBRAR e EXIGIR ao Estado, nossos direitos não respeitados! As verbas federais vem para o cumprimento das ações e o Estado não está fornecendo os “medicamentos de alto custo”!
    Solicitei em novembro de 2011 e já é maio de 2012 e NADA do medicamento! 07 longos meses…E, lamentavelmente pessoas em tratamento de câncer também estão aguardando…
    O Ministério Público é para defender os “Direitos do Cidadão”!

    Beatriz Antonieta Lopes

  2. Doutor Ari Madeira, oxalá o senhor apresentasse o clamor público que seria o fim da “profissão de carreira ” destes politicos . Atenda o clamor popular e tome esta providência, vamos acabar com estes eternos mandatos politicos. Ministério Público, chega de eternizar estes homens que fazem de tudo e nada acontece, chega, senhores promotores. Veja o que pode ser feito para colocar esta idéia em prática, pois o povo te apoia Dr Ari Madeira, em todas as instâncias. Chega destes politicos roubarem a saúde, educação, lazer, cultura, habitação e mais coisas que irem lembrando por ai. Os politicos de hoje estão acima da lei são guiados pela impunidade. Cheeeegggggaaaaaaa gente , vamos responder a estes que ai estão.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Chuva afeta mais de 2 milhões de pessoas em todo o estado do RS

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul informou que já passa de 2 milhões o número de pessoas...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img