22.7 C
Rondonópolis
 
 

Prefeitura “patrola” a lei e Câmara vai entrar com ação na Justiça

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Na presença do ex-presidente Darci Lovato, Regina Celi assume o comando da Coder. Na mesa, um exemplar da edição de ontem do A TRIBUNA com a notícia de que a posse não poderia ocorrer sem antes passar por sabatina na Câmara

–> LIBERADO –> A posse da ex-secretária de Receita do município, Regina Celi Marques Ribeiro, no cargo de diretora presidente da Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (Coder) será contestada na Justiça pela Câmara de Vereadores de Rondonópolis.
O motivo é que Regina foi empossada ontem no cargo, conforme divulgado pela assessoria de imprensa do município, sem passar pela sabatina do Poder Legislativo. A assessoria jurídica da Câmara vai entrar com mandado de segurança neste sábado contra a posse.  Desde o ano passado, existe uma emenda à Lei Orgânica do Município que prevê que os cargos de diretor geral da Coder, do Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear) e demais empresas de economia mista e autarquias precisam passar por uma sabatina promovida pela Câmara de Vereadores para aprovar ou não o nome apresentado pelo prefeito.
Ontem, o presidente do Legislativo, Ananias Filho, explicou que além do impedimento da posse de Regina, ela também poderá ser impedida de ser indicada pelo prefeito para participar da sabatina. “O problema que o simples fato deles ignorarem a lei criou um vício com a posse dela e, dessa forma, vamos pedir também que ela seja impedida de ser indicada novamente pelo prefeito”, antecipou o republicano.
Depois da declaração de Ananias, o secretário de Governo, Gerson Araújo, o ex-presidente da Coder, Darci Lovato e a própria Regina tentaram reverter a situação na Câmara.
A grupo havia justificado que não tinha conhecimento da emenda que prevê a sabatina. Por ironia, na foto da posse de Regina no comando da Coder, feita pela assessoria da prefeitura, aparece uma edição do jornal A TRIBUNA de ontem em que uma das reportagens destacava justamente a necessidade da sabatina para a direção da Coder. “Essa desculpa não cola. Eles tinham conhecimento sim”, pontua o presidente da Câmara.

“Eu não sou moleque”, desabafa Zaher

O vereador Mohamed Zaher (PSD) classificou como um desrespeito à Câmara de Vereadores a posse de Regina Celi no comando da Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (Coder) sem passar pela sabatina do Legislativo. “A impressão que se tem é que o prefeito não reconhece a Câmara, quero respeito ao Poder Legislativo, à minha pessoa e à sociedade e deixar bem claro que eu não sou moleque”, desabafou o parlamentar que foi o autor da emenda que institui a sabatina para cargos de diretores da Coder, Sanear e  demais autarquias.
A posse de Regina causou polêmica não somente entre os vereadores de oposição como o caso de Zaher, mas nos da situação também. Lourisvaldo Manoel de Oliveira (PMDB) reclamou duramente em razão de Pátio, sempre que tem feito as nomeações, ter evitado conversar com a bancada do partido na Câmara de Vereadores. “Desde 2008 é assim, ele faz as nomeações e nunca consulta ou reúne o partido para isso e, talvez, por isso, que as coisas por um lado acabam dando errado”, reclamou o peemedebista que foi líder do prefeito na Casa de Leis nos dois primeiros anos de mandato de Pátio e no ano passado deixou a liderança pedindo desculpas às pessoas a quem pediu que votassem no prefeito.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Onda de calor gera alerta para MS e parte do estado de SP; Sul de MT e de GO podem ser atingidos

Um nova onda de calor deverá manter as temperaturas elevadas em todo o Mato Grosso do Sul nos últimos...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img