16.9 C
Rondonópolis
, 16 maio 2024
 
 

Mara Gleibe é indicada para a Coder

- PUBLICIDADE -spot_img

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Ao lado do secretário Gerson Araújo, Mara Gleibe chegou a comparecer ontem na Câmara para ser sabatinada

–> LIBERADO –> O prefeito Zé Carlos do Pátio (PMDB) indicou, ontem, o nome da atual secretária de Administração do Município, Mara Gleibe da Fonseca, para assumir o comando da  Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (Coder). A empresa de economia mista está sem titular desde o começo deste mês, quando Darci Lovato pediu demissão para ser pré-candidato ao cargo de vereador. Na semana passada, Pátio chegou a indicar a ex-secretária de Receita, Regina Celi Marques Ribeiro, para a direção da Coder. Porém,  a indicação passou a ser questionada pela Câmara de Vereadores em razão de Regina não ter passado pela sabatina daquela Casa de Leis. Mara Gleibe deve passar por sabatina em sessão extraordinária do Legislativo, que está marcada para às 14 horas de hoje.
A sabatina vai ser a primeira da história do Legislativo depois que a lei foi implantada no ano passado. A lei é de autoria do vereador Mohamed Zaher e prevê que antes de ser empossados, tanto o diretor da Coder como do Sanear e das demais empresas de economia mista do município, passem por sabatina pela Câmara.
Ontem, logo após o envio do nome de Mara para ser sabatinado, ela já estava na Câmara preparada para ser ouvida pelos vereadores. “O pessoal queria fazer a sabatina hoje (ontem) mas eu disse que isso não é assim, precisa de um tempo para a gente estudar também”, disse o vereador Mohamed Zaher, que pediu que fosse marcada uma sessão extra apenas para sabatinar Mara.
Ontem, pela manhã, o prefeito se reuniu com a bancada de vereadores do PMDB para debater a questão da Coder. O prefeito, a princípio, trabalhava com dois nomes para indicar. Um deles era o da Chefe de Departamento de Infraestrutura da Secretaria Municipal de Educação, Railda Nunes Ferreira e outro era de Mara Gleibe. Ontem mesmo, Railda teria comunicado a Pátio que não iria assumir o cargo.

Justiça havia acatado pedido da Câmara

A Câmara Municipal de Rondonópolis obteve liminar favorável que anulava a eleição de Regina Celi Marques Ribeiro para o cargo de diretora-geral da Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (Coder). A eleição aconteceu através do Conselho Administrativo da autarquia e Regina tomou posse na última sexta-feira (13), após nomeação promovida pelo presidente do Conselho, Edmilson Alves Bezerra.
O despacho foi dado ontem (18), pelo juiz Valdir de Almeida Muchagata que, ao julgar o recurso, citou que “pela emenda à Lei Orgânica nº 42, de 03 de agosto de 2011, é bem claro ao estabelecer que compete privativamente à Câmara Municipal a aprovação prévia, por voto aberto, após arguição pública (sabatina), a escolha de diretor-geral  da Coder”.
Ocorre que a nomeação de Regina se deu sem a sabatina e, por esse motivo, foi considerada ilegal. Além disso, com a liminar, foram suspensos todo e qualquer ato que Regina tenha tomado como diretora da Coder. Regina, no entanto, havia renunciado ao cargo antes mesmo da Câmara ter entrado na Justiça.

- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Em 4 meses de 2024: Exportações locais ultrapassam 1 bilhão de dólares

Exportações de Rondonópolis atingem U$ 1.051,09 bilhão em quatro meses, com crescimento de 5,3% no ano. O montante mantém...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img