17.8 C
Rondonópolis
, 16 maio 2024
 
 

Eleição histórica faz 28 anos em novembro

- PUBLICIDADE -spot_img

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Bezerra: uma vitória que mudou a história da política em Rondonópolis. Na foto, em seu gabinete, recebe o então vereador Ananias Martins de Souza
Bezerra: uma vitória que mudou a história da política em Rondonópolis. Na foto, em seu gabinete, recebe o então vereador Ananias Martins de Souza

Uma das mais emblemáticas disputas eleitorais da história de Rondonópolis completa, no próximo dia 15 de novembro, 28 anos. Trata-se das eleições de 1982 vencidas pelo então deputado federal Carlos Bezerra. O que chamou a atenção naquela eleição foi a quantidade de candidatos ao cargo de prefeito e também o resultado final, considerado uma grande surpresa, pois Bezerra não constava entre os favoritos. “Cada partido poderia lançar três candidatos, pois existia na época a chamada sublegenda”, explicou o ex-vereador Miguel Ramos, que participou ativamente daquela campanha. Ao todo, foram sete candidatos que colocaram o nome na disputa pela prefeitura.
O PDS, que era o maior partido da época, lançou três candidatos. O farmacêutico João Moraes, que tinha como vice o empresário Amir Donato; o ex-prefeito Cândido Borges Leal, o Candinho, que tinha como vice Francisco Venega Filho e o ex-deputado estadual Moisés Feltrin, que teve como vice o cartorário Cláudio Xavier de Lima. Feltrin era apontado, na época, como grande favorito.
Pelo PMDB, disputaram as eleições, o então deputado federal Carlos Bezerra que teve o médico Fausto Farias como vice e o empresário Antônio Estolano, que era oriundo do PP, tendo como vice Hélio Ferreira Matos. O PP foi criado, na época, pelo político mineiro Tancredo Neves, que chegou à presidência da República. “O PP, na época, se uniu ao PMDB”, explicou Estolano.
O PDT também lançou dois candidatos naquela eleição, Anderson Vatutin Loureiro com o vice Jonas Matos e o jornalista Eduardo Gomes, o Brigadeiro, que teve como vice Maria das Graças.
A coligação Bezerra e Estolano somou 15.034 votos, sendo que Bezerra teve 13.430 votos e Estolano 1.605 votos. A coligação do PDS que ficou em segundo lugar somou 14.737 votos, sendo que Moisés Feltrin ficou em primeiro lugar nessa coligação. Porém, foram os 297 votos favoráveis à coligação de Bezerra, na soma dos votos das coligações, que lhe garantiram a vitória.
Para Miguel Ramos, o resultado destas eleições mudou a concepção política de Mato Grosso. “O que ocorria antes era que tudo era decidido na Capital e após essa vitória do Bezerra, as coisas mudaram, o interior passou a ter representatividade e poder de decidir, pois logo em seguida o Bezerra foi governador”, disse Ramos.
LONGE
Dos principais personagens destas eleições, apenas Bezerra, Moisés Feltrin, Estolano, Anderson Vatutin Loureiro e Eduardo Gomes estão vivos. Porém, apenas Bezerra ainda milita na política. Estolano explicou que, após essa eleição, passou a atuar mais nos bastidores.
Feltrin  chegou a disputar mais uma eleição para prefeito, mas não venceu. Ele, no entanto, chegou à presidência da Assembleia e a governar Mato Grosso por um curto período por força de ocupar o cargo de presidente da AL. Candinho faleceu no final da década passada e João Moraes neste ano.

- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img
  1. FOI UM COMBATE MUITO ACIRRADO !!! VENCEU MERECIDAMENTE O DOUTOR CARLOS GOMES BEZEERA, O QUAL CUMPRIU TODOS AS SUA PROMESSAS DE CAMPANHA, DE ACORDO COM SEU PROJETO POLÍTICO. NOSSA CIDADE FICOU FELIZ COM SEU ARDUO TRABALHO ! TRATA-SE DE UM HOMEM PÚBLICO HONESTO, BRILHANTE E ILUSTRE TRABALHADOR. MUITO COMPETENTE !!! QUE DEUS LHE ABENÇOE POR TUDO QUE FEZ E REALIZOU EM NOSSA QUERIDA CIDADE, NOSSO QURIDO ESTADO DE MATO GORSSO E SEU POVO, JUNTAMENTE COM SUA FAMÍLIA QUERIDA. PARABENIZO O AUTOR DESTA MATÉRIA. QUE FIQUE PARA A POSTERIDADE !!! PARABENIZO A TODOS QUE PARTICIPARAM DESSA ELEIÇÃO !!!

  2. Matéria de muita importância sem duvida, parabéns ao Lucas pela iniciativa em fomentar a memoria do povo… Mas extamente o que mudou? O velho e conhecido Bezerra sempre foi uma raposa na politica e é até hoje …. Na verdade só o fato mesmo de ele não ser apontado como principal foi a novidade? E o Taques que também foi dado não “forte” para as eleições ao senado? Mais uma vez parabenizo o jornalista pela iniciativa de fomentar a memoria do povo…. Quem sabe assim o povo conhece quem são as raposas na nossa velha politica …

  3. Parabéns Lucas Perrone pela matéria e a todos os nomes citados acima que contribuiram para escrever a história politica de MT, pois são pessoas que merecem nosso respeito e acreditam em nosso estado.
    Quem sabe nas próximas eleicões não teremos esses ilustres militantes atuando novamente, pois acredito que a sabedoria e forca politica desses guerreiros ainda prevalecem…

  4. Caro Almir,

    Na verdade Maria das Graças Saviolo foi companheira de chapa dos candidatos a prefeito do PDT, Anderson Vatutin e Eduardo Gomes. Jonas Matos disputou a prefeitura pelo PT.
    Parabenizo o colega Lucas Perrone pelo material,

    Com minha admiração,
    Eduardo Gomes

  5. Sr. Antonio Estolano e Miguel Ramos, duas pessoas que realmente precisam ser respeitadas principalmente nos meios politicos, pois sabem articular e participaram das melhores campanhas em todo o estado.

  6. Exatamente o ano que cheguei em Rondópolis, a convite do então vereador Campo Limpo, trabalhei e votei para o Candinho nesta histórica eleição.

    Acredito que ali realmente Rondonópolis se firmou como um grande celeiro de politicos e de eleitores concientes.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Em 4 meses de 2024: Exportações locais ultrapassam 1 bilhão de dólares

Exportações de Rondonópolis atingem U$ 1.051,09 bilhão em quatro meses, com crescimento de 5,3% no ano. O montante mantém...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img