22 C
Rondonópolis
, 15 maio 2024
 
 

Comitiva de MT volta da 4ª Conferência

- PUBLICIDADE -spot_img

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Mais de 40 representantes de Mato Grosso, entre eles a deputada estadual Vilma Moreira,  estiveram na 4ª Conferência Nacional das Cidades
Mais de 40 representantes de Mato Grosso, entre eles a deputada estadual Vilma Moreira, estiveram na 4ª Conferência Nacional das Cidades

Os mais de 40 representantes de Mato Grosso que estiveram na 4ª Conferência Nacional das Cidades chegaram ontem (24) ao Estado. O evento reuniu mais de 3,5 mil pessoas que debateram os caminhos para melhoria das políticas públicas para habitação, saneamento, infraestrutura e mobilidade urbana. Foram discutidos temas como a criação e implementação de conselhos das cidades, conselhos gestores, aplicação do Estatuto das Cidades e planos diretores.
Mato Grosso garantiu uma vaga de titularidade na área do Poder Público Municipal, no Conselho Nacional das Cidades. “A vaga é inédita para a região Centro-Oeste e foi garantida em função da articulação e por Mato Grosso ter sido um dos Estados mentores dessa conquista e como reconhecimento da luta, foi contemplado com essa vaga”, disse Benedito Anunciação de Santana, delegado e representante da Federação Mato-grossense de Associação de Moradores (Femab), órgão vinculado à Confederação Nacional das Associações de Moradores (Conan).
Foram quatro dias de muito trabalho. Na plenária foram apreciadas as primeiras propostas definidas pelos segmentos. Os delegados aprovaram a criação e implementação de conselhos das cidades, planos, fundos e seus conselhos gestores nos níveis federal, estadual, municipal e no Distrito Federal. As propostas foram sendo validadas por eixos em plenária.
A delegação matogrossense participou ativamente de todo o encontro e garantiu o reconhecimento de suas ações frente aos embates durante as discussões entre os grupos de trabalho. “A união e a sintonia entre os delegados fortaleceu as propostas e fomos mais uma vez, destaque na Conferência, provando que quantidade não é qualidade. Entre 1,4 mil delegados presentes, nos destacamos com propostas concretas e objetivas para garantir o desenvolvimento dos projetos nos estados da região Centro-Oeste”, comentou Benedito Santana.
“A experiência de ouvir propostas, encaminhamentos e sugestões para a melhoria nas cidades é muito enriquecedora. Dentre os vários eixos temáticos, saímos com muitas ideias e queremos lutar para implantação delas em nossas cidades matogrossenses”, avaliou a deputada Vilma Moreira (PSB) que era a única representante do Poder Legislativo de Mato Grosso.
Mato Grosso conquistou ainda a suplência do Conselho Nacional das Cidades, uma vaga no movimento social, duas vagas no Poder Público Municipal Legislativo e a expectativa de duas vagas no segmento dos trabalhadores e outra no Poder Público Estadual Legislativo.

- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img
  1. Fomos em Brasilia e conseguimos garantir a delegação de Mato Grosso. Agora podemos com certeza estabelecer de vez o Conselho Municipal de cidades. Mato Grosso , em especial Rondonopolis, ja participou quatro vezes da Conferencia Nacional, montou o conselho estadual de cidades,mas infelizmente não criou o conselho municipal de cidades em Rondonópolis. Saimos dessa conferencia de no prazo de 180 dias, estabelecer o conselho neste municipio. E o nome que indicamos para a Presidencia do Conselho Municipal é do sr. Paulo José, arquiteto, e responsável pela maioria das casas construídas na cidade de Rondonopolis e as que ainda serão construídas. Homem humano e humilde, sempre acessivel a todos e todas e plenamente preparado para tal cargo. Além disso conseguimos no conselho estadual incluir Rosangela Almeida, Altina Naves, Deputada Wilma Moreira, Shirley Vieira, Paulo Jose, vereador Adonias Fernandes, Izaura Gabriella e Edinusa Rodrigues. Esperamos que a camara de vereadores e a prefeitura municipal compartilhe desta idéia conosco; uma vez que a conclusão do PAC- 1 e a Inclusão do PAC -2 em Rondonopolis ficará seriamente comprometida se tal processo não acontecer.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Governo do RS chama bombeiros da reserva e policiais aposentados

O governo do Rio Grande do Sul publicou nesta quarta-feira (15), no Diário Oficial do estado, uma autorização para que...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img