23.4 C
Rondonópolis
 
 

Vereadores candidatos à AL podem ser recorde

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Pelo PR, o nome de Hélio Pichioni é apontado como pré-candidato
Pelo PR, o nome de Hélio Pichioni é apontado como pré-candidato

Faltando menos de um ano para as eleições do ano que vem, existe a perspectiva de ter um número recorde de candidatos a deputado estadual na Câmara de Vereadores em Rondonópolis, contrariando as outras legislaturas.
Pelo menos seis vereadores, metade do Legislativo Municipal, articulam para entrar na disputa por uma das 24 cadeiras na Assembleia Legislativa de Mato Grosso.
Para se ter uma ideia do crescimento do interesse de vereadores em entrar na disputa, nas eleições passadas para deputado estadual houve apenas um candidato na Câmara, no caso a então vereadora Vilma Moreira dos Santos (PSB) que concorreu pelo PSB e ficou com a primeira suplência, porém, assumiu o cargo depois que o titular Chico Galindo (PTB) foi eleito vice-prefeito de Cuiabá na chapa de Wilson Santos.
Tudo indica que o efeito Vilma, aliado ao fato do prefeito Zé Carlos do Pátio não ser candidato e do atual deputado Percival Muniz ter declarado interesse em disputar uma cadeira no Senado turbinou os interesses dos vereadores.
Para 2010, a briga mais intensa para entrar na disputa está dentro do PMDB. Os vereadores Manoel da Silva Neto, Adonias Fernandes e Lourisvaldo Manoel de Oliveira são pré-candidatos.
Lourisvaldo, no entanto, tem mostrado desânimo em disputar e pode apoiar a ex-deputada federal Teté Bezerra que concorre a uma das cadeiras para a AL, decisão já tomada pela vereadora Mariúva Valentim Chaves que abriu mão de entrar na disputa para declarar apoio a Teté.
O vereador Adonias Fernandes desponta como pré-candidato com o apoio do grupo do vice-governador Silval Barbosa e do prefeito Zé do Pátio. Manoel da Silva Neto, que também é pré-candidato, conta com o respaldo de ser o vereador mais votado do partido nas últimas eleições. A decisão do PMDB é que dos três somente um será candidato no ano que vem.
No PR, sigla com a maior bancada na Câmara, não há disputa entre os vereadores do partido. O nome do presidente da Casa, Hélio Pichioni, é apontado como pré-candidato do partido. Pichioni, por outro lado, terá que viabilizar a candidatura internamente, junto com o comando regional do partido, pois o PR já conta com os deputados estaduais Sebastião Machado Rezende e Jota Barreto, que concorrem à reeleição e ainda o ex-prefeito de Itiquira, Nininho, que já declarou pré-candidato.
Caso o PR não se coligue nas proporcionais com outras siglas, o presidente da Câmara tem as chances de ser candidato aumentadas.
O PP tem o nome do vereador Cido Silva como pré-candidato, mas há outros nomes do partido que podem disputar e deixar o vereador de fora. Um deles é o do ex-vice-prefeito Manoel Machado, o Maneco da Vila Operária e outro é do apresentador de televisão Agnelo Corbelino, que também está filiado à sigla.
No PPS, o vereador Reginaldo dos Santos, ganha força para a disputa. Santos já tem o aval do diretório municipal do partido que já aprovou o nome do vereador.

- PUBLICIDADE -spot_img
« Artigo anterior
Próximo artigo »

2 COMENTÁRIOS

  1. Olha destes nomes que surgem acho que o do vereador Adonias é o qur mais agrega pela sua postura politica que, sem dúvida, seria uma renovação em termos de pensamento, pois tem um postura diferente dos edis, mas acredito que ele só terá que vencer a batalha interna dentro do PMDB contra o cacique Bezerra, pois o prefeito Ze do Patio já declarou apoiar Adonias. E se o PMDB for inteligente, assim fará, pois se pensar em lançar apenas o nome da deputada Teté, outros partidos lançarão nomes para preencher os quase 60 mil votos orfãos do nosso municipio. Feliz 2010.

  2. Penso que o meu amigo Dr. Hélio seria um dos mais fortes candidatos desta eleição para estadual em Roo. Porém conforme o Deputado Wellington avisou nas reuniões do PR neste ano, caso venham coligar-se o PR com PT e PMDB num chapão, somente teriam no PR três vagas para a Região Sul, e, estas seriam dos deputados J. Barreto, Sebastião Rezende e a outra do Nininho (compromisso do Blairo). Essa vontade de ser candidato também é do Olimpio Alvis, do Mutum do Mohamed e do Ananias, como fica então esta candidatura do Dr. Hélio?
    A mesma situação vive o PMDB com quatro vereadores querendo ser candidato a estadual numa chapa que já tem a Teté Bezerra e cujo controle do Diretório Regional é do Bezerra, seu marido. Será que sairá mais um do PMDB ou são somente especulações que vão terminar nas convenções? É por isto que se houvesse chance de sair do PR, teriam saído, pois sabiam dessa situação e que a teriam que engolir atravessado.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Plano diretor: Justiça determina atualização em cidade de MT; em Roo projetos empacam na Câmara

Com a atualização do plano diretor atrasada há oito anos, a Justiça determinou que o município de Pontes e...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img