16.9 C
Rondonópolis
, 16 maio 2024
 
 

Município conta com novo prédio para delegacias

- PUBLICIDADE -spot_img

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Sede da 2ª DP/DHPP fica localizada na Rua Presidente Costa e Silva, 823, Vila Operária – Foto: Divulgação

O novo prédio da 1ª Delegacia de Polícia e Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP), da Polícia Judiciária Civil de Rondonópolis, propiciará atendimento de qualidade aos moradores da região da Vila Operária e condições de trabalho aos policiais que atuam, especialmente, nos crimes de homicídios na cidade.
A sede da 2ª DP/DHPP é facilmente reconhecida pela população, pois está com pintura padronizada nas cores da Polícia Civil, ao contrário da antiga. A edificação do prédio é mais ampla, com capacidade para cinco cartórios para escrivães, dois gabinetes para delegados, duas salas para registro de ocorrência, estacionamento que comporta veículos dos servidores, viaturas e apreensões, além de espaço para três salas para investigadores, dois banheiros, celas, alojamento, e local para instalação do núcleo de inteligência da unidade.
Durante a inauguração, nesta quinta-feira (1º/2), o secretário de Estado de Segurança Pública, Gustavo Garcia Francisco, falou da especialização das atividades de repressão aos crimes de homicídio. “É um trabalho realizado desde 2016, que acabou ocasionando em redução nos homicídios na cidade. Essa política de enfrentamento estratégico da segurança pública acaba resultando na redução dos índices de criminalidade”, pontuou.
Em levantamento da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), os homicídios na cidade de Rondonópolis estão em queda desde o ano de 2014, quando foram registrados 114 homicídios dolosos. No ano seguinte, 2015, foram 93, seguido de 78 em 2016 e 63 em 2017. A redução de 2016 para 2017 é de 19%. Mas comparando 2014 para 2017 chega a mais de 44%.
Conforme o delegado titular da unidade, Tiago Garcia Damasceno, a localização, no bairro Vila Operária, foi priorizada e mantida a poucos metros da sede antiga, para não haver prejuízo no atendimento aos moradores da localidade. “Priorizamos a busca de um imóvel que ficasse no setor da Vila Operária, para não prejudicar essa população que é grande e que não tenha que se deslocar a outra região para o registro de boletim de ocorrência. A delegacia continua registrando o boletim de ocorrência de diversos crimes, mesmo que não seja de sua atribuição, depois encaminhamos para as delegacias competentes”, afirmou.
O delegado regional de Rondonópolis, Claudinei Lopes de Souza, disse que mudança da delegacia para o novo endereço no mesmo bairro, um ganho em qualidade na prestação do serviço policial e eficácia na investigação de homicídios. “Observamos que é o mesmo valor da locação do imóvel antigo, mas com uma estrutura moderna. Isso reflete na investigação externa e melhor atendimento ao público, em maior espaço, melhor estrutura, equipamentos”, destacou.
O regional ainda lembrou que já são cinco delegacias da Polícia Civil, que tiveram prédios novos inaugurados em Rondonópolis, no período de 1 ano e seis meses. “Já instalamos a Regional, a Delegacia do Adolescente, no prédio antigo da Regional, e Alto Garças, inaugurada no final do ano passado. Em toda a região estamos melhorando as estruturas da Polícia Civil, como Jaciara que será inaugurada neste mês, fora as reformas que está sendo feitas, como a Delegacia de Pedra Preta”, disse Lopes.

- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Em 4 meses de 2024: Exportações locais ultrapassam 1 bilhão de dólares

Exportações de Rondonópolis atingem U$ 1.051,09 bilhão em quatro meses, com crescimento de 5,3% no ano. O montante mantém...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img