25.3 C
Rondonópolis
 
 

Procuradora do MPF que atua na Ararath foi ameaçada

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Procuradora Vanessa Scarmagnanim  foi ameaçada e está sob proteção
Procuradora Vanessa Scarmagnanim foi ameaçada e está sob proteção

Devido a ameaças sofridas após a última fase da operação Ararath, a procuradora da República Vanessa Scarmagnani, do Ministério Público Federal (MPF) em Mato Grosso, tem recebido proteção. A operação Ararath, investiga, entre outros, participação de políticos do estado em um suposto esquema de fraudes e transações financeiras ilegais. No dia 20 de maio, a operação foi responsável pela prisão de figuras como o deputado estadual José Riva (PSD), já liberado, e do ex-secretário de estado Éder Moraes (PMDB), que continua preso. São apurados indícios de que o esquema, que consistiu na prática de pelo menos oito crimes, valeu-se de ligações nos três poderes do estado – Executivo, Legislativo e Judiciário.
Por uma questão de segurança, a própria procuradora se nega a comentar as ameaças. Quem revelou o uso de proteção institucional para ela ontem (10) foi o procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Ele está em Cuiabá para atuar na força-tarefa criada para auxiliar as investigações do esquema ilegal descrito pelo empresário Gercio Marcelino Mendonça Júnior, o “Júnior Mendonça”, delator premiado do caso.
Em coletiva de imprensa ontem na Capital, Janot também defendeu a procuradora das críticas sofridas por parte dos investigados, que tentaram desqualificar o trabalho do MPF em declarações. Por questão de segurança, Janot preferiu não descrever quando, onde e como as ameaças foram feitas, limitando-se a dizer que tratam-se de ameaças à integridade física da procuradora e que estão sendo investigadas. Scarmagnani é uma das principais figuras do MPF em Mato Grosso à frente das investigações e na tomada de medidas judiciais contra o esquema alvo da operação Ararath.
“Quero deixar claro que não há nenhum reparo a ser feito na atuação da doutora Vanessa até hoje. Nenhum reparo. É normal que réus e investigados e alvos tentem denegrir a imagem daqueles que o acusam. Isso é técnica de defesa. Agora, eu, enquanto procurador-geral, enquanto chefe do Ministério Público Federal e chefe do Ministério Público da União, não tenho uma grama a dizer de trabalho negativo. É uma profissional de alto nível. E ela está, sim, sob proteção, porque está ameaçada. Ela está sob proteção, segurança institucional do Ministério Público Federal, em razão de ameaças”, declarou o chefe da Procuradoria-Geral da República (PGR).
FORÇA-TAREFA
O procurador-geral deve se reunir nesta sexta-feira com representantes da Polícia Federal e do Ministério Público Estadual (MPE) para tratar das estratégias que deverão ser adotadas a partir de agora nas investigações referentes à Ararath.
As estratégias são parte da força-tarefa determinada no início de junho pelo Conselho Superior do Ministério Público para auxiliar na apuração dos crimes alvos da operação Ararath, analisando o vasto material – em sua maioria, documentos – obtido por meio dos mandados judiciais de busca e apreensão.
Encabeçada por Janot, a força-tarefa designou também três procuradores de outros estados para atuar no caso em parceria aos procuradores da República de Mato Grosso.
Depois de expirado o prazo inicial de 30 dias para os trabalhos, Janot informou ontem que a força-tarefa já teve seu prazo prorrogado em 60 dias. Se necessário, dado o volume de material a ser analisado, a força-tarefa pode ser prorrogada ainda mais uma vez.

- PUBLICIDADE -spot_img
  1. Ao que parece alguns dos investigados são mui amigos de Lula e Dilma. Será que vai ser mais um festival de fogos de artifícios igual ao acontecido com os condenados a penas mínimas pelos crimes do mensalão e hoje, graças a maioria petista no STF estão nadando de braçada? Aos amigos do “rei” e sua corte, toda a proteção possível.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Sufoco: Onda de calor se intensifica e Rondonópolis está em alerta vermelho

Rondonópolis deve enfrentar dias ainda mais quentes no decorrer dessa semana. As temperaturas na cidade devem ficar em torno...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img