23.5 C
Rondonópolis
 
 

Dia da Artilharia foi comemorado no 18º GAC

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
18º Grupo de Artilharia de Campanha - 18º GAC comemorou ontem o Dia da Artilharia

Em evento realizado ontem (14), no 18º Grupo de Artilharia de Campanha – 18º GAC, foi comemorado o Dia da Artilharia. O prefeito Ananias Filho (PR), a vice-prefeita Valéria Bevilacqua (PMDB) e os vereadores Lourisvaldo Manoel de Oliveira (PMDB) e Mohamed Zaher (PSD) também fizeram parte da solenidade. Ananias serviu em 1989, na Bateria de Comando do 18º GAC, como soldado nº 608 e, no dia 25 de agosto daquele ano, foi promovido a cabo do Efetivo Variável.
O evento foi prestigiado pelo General de Exército, responsável pelo Comando Militar do Oeste, João Francisco Ferreira, pelo comandante do 18º GAC, tenente coronel Halley de Faria Oliveira, além de outras autoridades militares.
Ananias Filho destacou a importância do 18º GAC. “A Artilharia é o principal meio de apoio de fogo das forças terrestres do Exército, e todo cidadão deve prestar seu devido respeito a este importante grupo que integra as Forças Armadas”.
A vice-prefeita Valéria Bevilacqua parabenizou o Grupo de Artilharia sediado em Rondonópolis. “É uma grande honra ter no município tão prestigiado grupo de militares, que trabalha na defesa dos interesses do povo brasileiro”.
O tenente coronel Oliveira falou sobre a importância de reverenciar e homenagear os patronos das Forças Armadas, enquanto o General de Exército destacou que é “fundamental cultuar as tradições de nossa Artilharia”.
HOMENAGEM
O Dia da Artilharia é uma homenagem a Emílio Luís Mallet – nascido francês, brasileiro por amor e opção, é reconhecido por ter sido um guerreiro dotado de extrema coragem e notável liderança. Entre suas condecorações, estão as Medalhas de Ouro da Campanha do Estado Oriental do Uruguai, de Oficial da Ordem Imperial da Rosa, do Mérito Militar e Medalha Geral da Campanha do Paraguai.
Formou-se em Matemática na Escola Militar de Saint-Cyr, na França, e Humanidades, na Bélgica. Foi convidado por Dom Pedro I para alistar-se nas fileiras do Exército Nacional, em vias de organização. Matriculado na Academia Militar do Império, no Curso de Artilharia, jura a Constituição Imperial, adquirindo a nacionalidade brasileira.
Com grandes méritos na Campanha Cisplatina, na Batalha do Passo do Rosário, Movimento Farroupilha, Monte Caseros, Paissandu, entre outros, lutou arduamente nos sítios da Guerra da Tríplice Aliança, restabelecendo e reafirmando nossa soberania.
Em Tuiuti, no comando do 1º Regimento de Artilharia a Cavalo, sobressaiu-se por sua inesgotável energia e capacidade profissional. Ficou conhecido pelo brado “Eles que venham… por aqui não passarão!”

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Governador do RS alerta para “maior desastre da história” do estado

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, afirmou nesta quarta-feira (1º) que a destruição das chuvas que...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img