13.6 C
Rondonópolis
, 15 maio 2024
 
 

Detento foge da nova cadeia pelo banho de sol

- PUBLICIDADE -spot_img

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

O detento José Noel Siqueira de Assis, de 27 anos de idade, acusado de envolvimento com uma quadrilha de roubo de cargas, vários assaltos e com cinco mandados de prisão em aberto contra si, que se encontrava recolhido na nova Cadeia Pública, anexa à Penitenciária da Mata Grande, fugiu de forma espetacular pelo banho de sol, driblando a segurança na noite do último sábado (27). A fuga só foi percebida na manhã do domingo (28). Segundo informações de uma fonte da unidade, o preso conseguiu se esconder e passar despercebido durante o banho de sol, aguardou a melhor oportunidade escondido numa área reservada à atividades e escapou, abrindo um buraco na tela que cobre o espaço. Segundo o que foi apurado, tudo indica que após escapar pela tela, o detento tenha se dirigido até a parte dos fundos da unidade, escalou a muralha e fugiu.
José Noel tem um histórico de fugas bastante interessante, com registros de pelo menos cinco escapadas de unidades prisionais nos estados de Goiás (Goiânia e Jataí), Mato Grosso do Sul (Ponta Porã), Rondônia (Pimenta Bueno) e agora em Rondonópolis.
Quando foi preso por uma equipe da Polícia Civil que atua na Depatri, em fevereiro de 2009, no residencial Maria Vetorasso, por envolvimento num assalto a uma propriedade rural no município de Juscimeira, Noel estava de posse de um revólver Taurus calibre 38, municiado, de propriedade da Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Goiás.
É que José Noel havia fugido da Cadeia Pública de Jataí (GO), 30 dias antes, em companhia de Alex Adriano de Oliveira, o “Maria da Penha”, e na fuga eles tomaram pelo menos dois revólveres dos agentes prisionais e ainda efetuaram disparos contra os mesmos.
CINCO MANDADOS
Segundo uma pesquisa de antecedentes criminais feita pelo delegado Claudinei Lopes, na época, José Noel tinha cinco mandados de prisão contra si: dois de Mato Grosso do Sul, sendo um de Ponta Porã e outro de Ribas do Rio Pardo, um de Alto Araguaia, um de Rondonópolis e outro de Jataí (GO).
À PROVA DE FUGA
A nova Cadeia Pública local, construída anexa à Penitenciaria Regional da Mata Grande foi concebida, segundo a Secretaria de Justiça e Segurança Pública, dentro dos mais modernos parâmetros de segurança e quase à prova de fuga. No entanto, no dia da primeira transferência de presos um princípio de motim acabou resultando num quebra-quebra que destruiu uma boa parte da unidade e levou pelo menos 90 dias para ser reparada. De acordo com a direção da unidade, o padrão de construção utilizado levaria segurança aos servidores e aos detentos que estariam praticamente impossibilitados de fugir. Não passou pelo teste. O caso está sendo investigado internamente.

- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img

5 COMENTÁRIOS

  1. Vergonha, incompetência e irresponsabilidade por parte de alguns que devem ser responsabilizados. É o que dá a lei permitir regalias para quem não presta.

  2. A cadeia de Jataí é a cadeia que mais foge preso em Goiás. Será que não é o caso de trocar os corruptos que trabalham ali, começando da direção.

  3. Até quando teremos que arcar com irresponsabilidade dos outros, como por exemplo o engenheiro responsavel pela obra. O diretor do presidio etc… essas pessoas deveriam ser indiciadas e presas por facilitação de fuga, já que foram advertidas!!!!

  4. Era só questão de tempo para começarem as fugas daquela unidade, trabalho no Presídio, e na época da construção, fizemos várias críticas, apresentando as falhas, como a tela sobre a área do banho de sol, a escada da passarela do muro, que fica do lado de dentro, entre outras, mas Engenheira responsável, retrucava dizendo que este era o projeto e não poderia aumentar os custos da obra. Isso, sem contar que não foram disponibilizados PMs para aquele anexo, os Agentes Prisionais tem que segurar os fugitivos no grito.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Emendas Impositivas: Presidente da Câmara protocola petição no Tribunal de Justiça de MT

A Câmara Municipal de Rondonópolis protocolou, ontem (14), no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ/MT), em Cuiabá, uma...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img