25.9 C
Rondonópolis
, 18 maio 2024
 
 

Rondonópolis começa a debater segurança

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Rondonópolis é o primeiro município em Mato Grosso a realizar a etapa regional da 1ª Conferência de Segurança Pública. O evento, que acontece no município amanhã (27) vai reunir representantes do governo, trabalhadores em segurança pública, sociedade civil e demais agentes sociais para discutir propostas e diretrizes para a Política Nacional de Segurança Pública, que irão compor os debates da Conferência Nacional de Segurança.

Os debates serão realizados através de sete eixos temáticos: Gestão democrática: controle social e externo, integração e federalismo; Financiamento e gestão da política pública de segurança; Valorização profissional e otimização das condições de trabalho; Repressão qualificada da criminalidade; Prevenção social do crime e das violências e construção da cultura de paz; Diretrizes para o Sistema Penitenciário; Diretrizes para o Sistema de Prevenção, Atendimentos Emergenciais e Acidentes.

Segundo o coordenador da etapa regional em Rondonópolis, Fernando Roberto de Souza, o evento vai reunir mais de 150 participantes de nove municípios da região. “A comissão organizadora está empenhada na mobilização da sociedade e representantes dos poderes para debater assuntos relevantes apara toda a comunidade”, ressaltou.

Para Fernando, a conferência é um momento único para a região. “Agora temos a oportunidade de elaborar por nós mesmos as diretrizes e princípios que queremos para o Plano Nacional de Segurança Pública. Desta forma a sociedade vai opinar o que deve mudar para a melhoria no nosso sistema”, comenta.

A etapa regional da Conferência de Segurança Pública em Rondonópolis acontece no Auditório do Sebrae, a partir das 8h. Também serão realizadas conferências nos polos de Cáceres, Sinop, Tangará da Serra e Barra do Garças e etapas municipais em Cuiabá e Várzea Grande.

CONSEG

A 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública é um marco histórico na política nacional, apresentando-se como um valioso instrumento de gestão democrática para o fortalecimento do Sistema Único de Segurança Pública (Susp), dentro de um novo paradigma iniciado pelo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).

O processo participativo da 1ª Conseg é amplo e envolve uma série de etapas. Entre elas, as estaduais, as municipais eletivas e preparatórias, as conferências livres, a conferência virtual, os seminários temáticos e outras ações que possibilitam qualquer cidadão e cidadã encaminhar propostas à etapa nacional em Brasília, que ocorrerá de 27 a 30 de agosto de 2009.

- PUBLICIDADE -spot_img

1 COMENTÁRIO

  1. Muito boa a iniciativa. Pena que não houve maiores contados com os professores, principalmente os do município que trabalham nas periferias da cidade. Acredito que o professor é um grande personagem no combate a violência de forma imediata e também a médio prazo. Enfatizo que o tema do Projeto de Formação Continuada da escola M. Edivaldo Zulliani Belo, para o ano de 2009 é justamente a Violência, em seus vários aspectos, onde trabalharemos com professores, pais e alunos com palestras, debates, teatro e os temas tranversais nas aulas ministradaspelos professores. Gostaríamos de ter sido convidados formalmente a participar destar Conferência.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Espanta o “fantasma”: Ao apagar das luzes, prefeitura renova CRP por mais 6 meses

A Prefeitura de Rondonópolis conseguiu ontem, aos 45 minutos do segundo tempo, a emissão, pelo Ministério da Previdência, da...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img