24.9 C
Rondonópolis
 
 

Horto Florestal: espaço de resistência e biodiversidade

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

(*) Lais Malheiro
(*) Rayssa dos Santos

O Bosque Ecológico, também conhecido como Horto Florestal ou Bosque Municipal Maria Isabel Goulart, é um refúgio preservado que desempenha um papel vital na conservação da vida selvagem, promovendo o crescimento de árvores nativas e outras espécies vegetais. Além de seu compromisso com a biodiversidade, este espaço multifacetado se estende como um convite à comunidade, proporcionando uma ligação direta com a natureza e oferecendo uma área de lazer para todos aqueles que o exploram.

A abertura ao público é um dos diferenciais notáveis do Horto Florestal. Essa acessibilidade significa que as pessoas têm a oportunidade de visitar o local e vivenciar em primeira mão a riqueza da flora e fauna locais. Mais do que uma experiência educativa, essa abertura poderia ser uma convocação à conexão direta com a natureza, promovendo a conscientização e o apreço pela biodiversidade. O local também se destaca como um espaço de conservação ambiental, e um agente ativo da promoção a educação e conscientização ambiental

No ano de 2022, o Horto Florestal de Rondonópolis, sob a supervisão do Secretário de Meio Ambiente do município, o Sr. Marcos Vinícius das Neves, amplamente conhecido como Tenente Neves, foi objeto de um anúncio de revitalização. Os esforços concentraram-se na melhoria da infraestrutura do Horto, visando aprimorar a experiência de visitação e proporcionar maior conforto e segurança aos frequentadores. Adicionalmente, a pista de caminhada foi submetida a um processo de reconstrução e como complemento, novos sanitários foram devidamente instalados, atendendo às necessidades dos visitantes de forma eficaz.

Estava prevista também a implementação de um sistema de iluminação adequada, bem como a disposição estratégica de novos recipientes para resíduos sólidos no espaço. O Secretário assegurou à comunidade que essas intervenções seriam conduzidas de forma sequencial, de modo a minimizar qualquer interrupção nas atividades do Horto Florestal. Ressaltamos que este espaço, inaugurado em 1997, já foi alvo de diversas intervenções ao longo dos anos, sendo a mais significativa registrada em 2008.

O compromisso demonstrado pela administração municipal em revitalizar o Horto Florestal de Rondonópolis não apenas reflete a importância atribuída à conservação ambiental, mas também realça a responsabilidade da gestão pública em promover o acesso da comunidade a espaços de lazer seguros e bem-cuidados.

O Horto florestal de Rondonópolis é um tesouro da cidade, repleto de natureza e serenidade, mas há espaço para melhorias significativas para torná-lo um local verdadeiramente único e envolvente. Nos dias atuais ao passarmos pelo horto é visto nitidamente algumas das obras já concretizadas, a vista das novas calçadas, um quiosque reformado e os novos banheiros. Ademais dos dias atuais, ao pensar no tempo futuro podemos, sem sombra de dúvidas, afirmar que é preciso fazer mais que isso.

É necessário que se deva por intermédio da Prefeitura, e outros órgãos, que se faça não só uma reestruturação do espaço, mas que pense para além e considere criar um programa de sobre a conservação ambiental, sua conscientização e junto também a instalação de placas informativas que contém a história do local e a sua importância. Visando a educação dos visitantes, e aumentando a conscientização sobre o assunto.

A Prefeitura poderia desempenhar um papel crucial na promoção do Espaço Ecológico, organizando atividades regulares, como trilhas guiadas, aulas de ioga ao ar livre e programas educativos sobre a fauna e a flora locais. Isso garantiria um envolvimento maior da comunidade e turistas.

Há licitação para o uso dos quiosques? Quais as normas para uso? Para alento das autoras, se entusiasma a distribuição de espaços que possam servir para a venda de bebidas e alimentos, mas sugerimos que estes tenham nomes relacionados à fauna e flora da região, proporcionando assim uma experiência gastronômica única. Bem como, que seja constituído um espaço de exposição e venda de artesanatos da região, visando atrair visitantes e apoiando a economia local, dando a oportunidade para artistas locais exibirem e venderem suas criações, incentivando a economia criativa da região.

Isso garantiria um envolvimento maior da comunidade e turistas. Tais sugestões visam transformar o Espaço Ecológico de Rondonópolis em um destino atraente e educativo, beneficiando tanto os habitantes locais quanto os visitantes. Com a colaboração da prefeitura e do apoio da comunidade, é possível criar um espaço ecológico verdadeiramente notável.

(*) Lais Araújo Malheiro e Rayssa F. Rosa dos Santos são acadêmicas do curso de História da UFR

 

- PUBLICIDADE -spot_img
« Artigo anterior
Próximo artigo »

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Na abertura da 89ª ExpoZebu, Arthur Lira defende proposta para limitar ações no Supremo

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), quer “subir o sarrafo” de quem pode propor ações diretas...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img