22 C
Rondonópolis
 
 

O que é Verdadeiramente Ser Mãe!!!

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

(*) Maria Marleide

Na Sagrada Escritura diz: “Ela se veste de força e dignidade, e sorri para o futuro. Ela abre a boca com sabedoria, e sua língua ensina com bondade. Ela supervisiona o andamento da casa, e seu alimento é fruto do seu trabalho. Seus filhos se levantam para cumprimentá-la, e seu marido elogia. “Muitas mulheres são fortes, mas você superou todas elas!” A graça é enganadora e a beleza é passageira, mas a mulher que teme a Deus merece louvor” (Pr 31, 25-30).

As mães são belas dádivas de Deus nas nossas vidas. Elas têm a responsabilidade de criar, ensinar, instruir, proteger. Não é uma tarefa nada fácil e por isso devem ser amadas, respeitadas e honradas.

A Bíblia revela nos 10 Mandamentos que aquele que honra o seu pai e sua mãe verá a sua vida prolongada nesta terra. Isso significa que Deus se alegra quando os filhos amam e obedecem os seus pais. Em Pr 1, 8-9 diz: “Meu filho, escute a disciplina de seu pai, e não despreze o ensinamento de sua mãe, porque serão para você uma coroa formosa na cabeça e um colar no pescoço”. Meditemos então: o que está acontecendo com algumas famílias da nossa sociedade? que as partes não reconhecem o valor, a responsabilidade de ser filho e de ser mãe. Como estamos educando nossas filhas? Que serão Mães no futuro? Ora, em Pr 15,20 nos ensina que: “Filho sábio é alegria para o pai, mas filho insensato é desonra para a mãe”. Filhos são herança do Senhor, uma recompensa que Ele dá. Por isso Ser Mãe é muito mais que trocar fraldas, dar as mamadas, dar brinquedos, atender todas as exigências dos filhos, perder noites de sonos, cuidando, velando os choros incansáveis. Ser mãe é instruir a criança desde de pequeno, segundo os objetivos que tem para ela, e mesmo com o passar dos anos não se desviará deles. Ser mãe significa, mudar a sua vida, seu tempo, seu pensamento, dar todo o seu coração, dar limites, dar seu amor para levar seus filhos adiante e ensiná-los a viver.

Madre Teresa de Calcutá, em sua sábia mensagem, nos ensina que, uma Mãe… “Ensinará a voar… Mas não voarão o seu voo. Ensinará a sonhar… Mas não sonharão o seu sonho. Ensinará a viver… Mas não viverão a sua vida. Ensinará a cantar… Mas não cantarão a sua canção. Ensinará a pensar … Mas não pensarão como você. Porém, saberá que cada vez que voarem, sonharem, viverem, cantarem e pensarem… Estará a semente do caminho ensinado e aprendido!”

Ás vezes, dói muito para uma mãe dizer não aos seus filhos, desafiá-los, vê-los cair, abandonar seus sonhos ou desperdiçar suas capacidades. Mas, a mãe também precisa querer que eles aprendam a importância dos limites. Seus filhos a respeitarão mais se acreditarem que a mãe, deve ser a figura de autoridade nesse relacionamento de mãe-filho. Uma mãe que sabe o valor do Amor de mãe ao filho, não pode viver pelos filhos, mas partilha tudo com eles. Porém, uma mãe busca, a cada dia, ‘costurar’ asas enormes e rápidas que lhes permitam voar muito mais alto, com os valores ensinados por ela. Uma mãe quer “tudo de bom” na vida dos seus filhos, mas também, quer que aprendam a navegar em alto mar enfrentando as tempestades sem afundar, caminhos com pedras, mas, que saibam atravessar. Este é o amor de Mãe. Saber que seus filhos devem aprender a caminhar sozinhos e evoluir com seus erros e acertos. As mães conhecem melhor que ninguém os defeitos de seus filhos, mas os aceitam e não os escondem. Sabem se eles estão bem só com o olhar, porque as mães são especialistas em detectar emoções. Uma Mãe carrega uma carga pesada sobre seus ombros. Sente-se culpada e responsável pelos problemas e as derrotas dos seus filhos. Sacrificam seus objetivos, aspirações ou a sua vida pelos filhos, o que faz das mães as pessoas mais generosas do mundo. As mães são as pessoas mais fortes do mundo, pois sua fraqueza é seu ponto forte, e isso incendeia a cada dia o seu coração e a sua vontade de viver. Se existe na terra um amor real e sincero é o AMOR DE MÃE. Somente o Amor de Deus, o nosso Criador e Salvador é Maior.

A Diocese Rondonópolis Guiratinga deseja a todas as mães neste segundo domingo de maio dedicado a todas mães, que Nosso Senhor Jesus vos proteja, e que vosso amor persevere que sejam esperança de uma sociedade com moral, ética, valores e princípios respeitados através dos vossos ensinamentos aos seus filhos. Mães vocês são as primeiras catequistas dos vossos filhos, ensinando a Vida Cristã.

Parabéns a você, Mãe! Que a Virgem Maria, nossa mãe comum, seja-lhe o modelo perfeito de mãe, esposa, filha, mestra, trabalhadora e consagrada; que Ela a cubra com seu manto sagrado e lhe conceda muita saúde, alegria, amor e paz!

(*) Maria Marleide Ferreira Narciso é membro da Equipe da Coordenação Diocesana de Catequese

 

- PUBLICIDADE -spot_img
« Artigo anterior
Próximo artigo »

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Plano diretor: Justiça determina atualização em cidade de MT; em Roo projetos empacam na Câmara

Com a atualização do plano diretor atrasada há oito anos, a Justiça determinou que o município de Pontes e...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img