35.9 C
Rondonópolis
, 16 maio 2024
 
 

Quando a dúvida bate na porta

- PUBLICIDADE -spot_img

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Jose Olavo - 15-04-14Quantas situações nos encontramos dia a dia, minuto a minuto que necessita que tomemos uma decisão eficiente e honesta, afinal as consequências de nossos atos interferem de algum modo na vida de quem está perto de nós. O impulso faz com que certos atos impensados torne após isso, resultados infelizes e obscuros até mesmo quando estamos dando um aval a algo que não conhecemos ou não sabemos do que se trata, alguns exemplos disso são contratos que assinamos sem ler, acordos com pessoas de má fé que querem nos passar para trás entre muitas outras situações.
Cabe a nós, neste mundo acelerado, que realmente espera decisões justas e corretas, pensarmos com eficiência e rapidez para que o final possa ser o melhor e que todos saiam bem. E quando estamos em situações grandes de dúvidas e que exige uma certa rapidez na tomada de decisão, o que fazer? Aqui vão algumas dicas importantes quando você precisar tomar atitudes, e como tomá-las.
1 – Tente se imaginar nas mais variadas situações que você tomaria, como criar cenas em sua mente, ou seja, se você tem três possíveis soluções tente imaginar a consequência dessas três medidas tomadas, isso ajudará muito. Como se você viajasse até a decisão tomada e analisasse a repercussão dela. Isso ajuda em todas os momentos.
2- Imagine o impacto nas pessoas ao redor, se a maioria aprovaria ou não, ficariam felizes e satisfeitas, se o coletivo concordaria com isso também. Muitos, na hora de decidir algo, não pensam em quem está perto, apenas decidem e pronto, é errado isso, pois cada decisão gera uma consequência em quem está perto, direta ou indiretamente.
3 – Ajuda de pessoas de confiança. Isso é fundamental quando está para se tomar uma decisão, pois uma opinião extra é crucial para saber se você está ou não no caminho correto, busque pessoas imparciais e parceiras, que em seu lugar fariam seu trabalho bem feito. Além de ser um grande ato de humildade.
4 – Busque sempre estar atualizado e estudando constantemente, pois isso ajuda a você ter maior facilidade em tomadas de decisão, como treinamentos de liderança em determinadas decisões, coaching, estudos específicos de sua área de trabalho e leitura diária. Tudo isso faz com que você fique sempre mais amadurecido e preparado com o que possa vir a frente, sem desgastes grandes.
5- Nunca fique em cima do muro, isso seria a indecisão, se tiver que tomar alguma medida, tome-a, o que não cabe é ficar se desgastando a si e outros com sua incerteza de decisão, são atitudes que muitas vezes nos cabe arriscar e ir para algum lado, e claro tendo a consciência de tudo, ter a mesma capacidade de arcar com o seu propósito de escolha, porem pessoas inconstantes atrasam o ciclo de muita gente. Espero que estas dicas possam ajudar a gente dar sempre passos mais seguros e coerentes, com menos medo de errar e liderar. Mas, ficar em cima do muro não dá.

(*) José Olavo Pio é engenheiro civil, empresário e professor universitário

- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Em 4 meses de 2024: Exportações locais ultrapassam 1 bilhão de dólares

Exportações de Rondonópolis atingem U$ 1.051,09 bilhão em quatro meses, com crescimento de 5,3% no ano. O montante mantém...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img