26.8 C
Rondonópolis
, 15 maio 2024
 
 

Escola Teológica Catequética

- PUBLICIDADE -spot_img

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Deus lhe chama pelo nome para estar com ele para reconhecê-lo como seu pai, seu único salvador, seu verdadeiro amigo que sabe tudo de você, o Deus da vida!

Quem é amigo gosta de recordar. Com isso quero dizer que a Diocese de Rondonópolis iniciou a formação teológica catequética, uma caminhada que começou em 1992, com o senhor bispo diocesano Dom Frei Osório com a preocupação de acolher a todos com muita alegria a missão do Reino. Com a mesma preocupação, o senhor bispo Dom Juventino Kestering não mediu esforços para dar continuidade nesse processo de formação continuada desde que aqui chegou (1998) e sempre acreditou na formação catequética para uma evangelização de qualidade.
Em 2015, a Diocese de Rondonópolis-Guiratinga, está dando continuidade ao Curso Teológico Catequético que se dirige a todos os catequistas. É composto por três etapas no finais de semanas durante três meses .
Essa formação tem como objetivo possibilitar o catequista a fazer uma experiência de olhar para Jesus, e observar que ele fez a experiência de anunciar o Reino em grupo, formando uma comunidade:
· Formou um grupo (Mt 4,18-22; Mc 1,16-20);
· Chamou os apóstolos pelo nome (Mt 10,2-4);
· Enviou-os em missão e deu-lhes as necessárias instruções (Mt 10,5-33);
· Deu testemunho autêntico (Mt 16,21-23);
· E apresentou-lhes as exigências da missão (Mt 10,25-28).
“Para os cristãos, é de suma importância a vida comunitária , como testemunho de amor e unidade. A catequese não pode limitar-se às dimensões individuais” (Medellin 8.10).
A comunidade catequizadora congrega pessoas de todas as etapas da vida, pessoas que têm o mesmo projeto, que se conhecem e que se amam. Por isso, a catequese não pode deixar de ter dimensão comunitária de Comunhão e participação.
A comunidade catequizadora não é só espaço natural da catequese, mas o ambiente privilegiado para a educação da fé, de forte experiência de Igreja e onde se atualiza e se vive a presença de Jesus Ressuscitado. A comunidade é origem, lugar e meta da catequese.
Recordando esses momentos, quero relatar aos leitores e principalmente aos catequistas de nossa diocese que nas Sagradas Escrituras têm uma passagem que vem contemplar tudo isso: “Não basta que sejas meu servo para restaurar as tribos de Jacó e reconduzir os fugitivos de Israel; vou fazer de ti a luz das nações, para propagar minha salvação até os confins do mundo”. Isaías 49:1-6
Venho convidar você que é cristão católico para essa experiência de vida comunitária e o compromisso de Evangelizar. Acreditamos que esse curso fortalece ainda mais o chamado e faz permanecer na fidelidade todos os que já descobriram e assumiram o Reino aqui e agora.
Com esse compromisso, é que a Diocese de Rondonópolis-Guiratinga assume alegremente essa formação catequética nos dias 30, 31/01 a 01 de fevereiro, que acontece todos os anos durante sete dias no Centro Pastoral, localizado na rua Frei Servácio, 393, no bairro La Salle.
A cada dia que passa, Jesus nos chama vai ao meu povo, vai sem temor. No batismo, assumimos um compromisso, de sermos cristãos, mas devemos buscar uma escolha para que esse compromisso de sermos extensão do amor de Deus por onde andarmos e passarmos. A vinha precisa de amor. Vai, eu envio você! Por sua boca irei falar!

(*) Maria Aparecida Silva, professora

- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img
« Artigo anterior
Próximo artigo »

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Governo federal anuncia Pix de R$ 5,1 mil para famílias do RS

As famílias que perderam móveis, eletrodomésticos e outros objetos com as enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img