20.5 C
Rondonópolis
, 19 maio 2024
 
 

Você não quer nem ouvir falar de política?

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Wilse Arena - 23-09-13

Sabe aqueles que dizem: “não quero falar de política e não gosto daqueles que vivem falando sobre isso?” Pois é! Por causa de gente assim é que a política em nosso país enfrenta tantos problemas! Temos que falar de política sim! Argumentar, debater, defender nossas ideias e ideais, contribuir com nosso voto na escolha de nossos representantes, pois a eles delegamos o poder de decidir o futuro de nosso país, via a definição de políticas econômicas, sociais e culturais.
Não se esqueçam! Vivemos uma democracia representativa que, ao menos em tese, não nega a existência de conflito de interesses e de opiniões, nem a diversidade étnica, religiosa, de gênero, de sexo, de raça, entre outras. O que se busca é garantir que as diferentes instâncias do poder sejam ocupadas por cidadãos (políticos) suficientemente honestos e comprometidos com o crescimento econômico, político, social e cultural do país e, consequentemente, do povo brasileiro, mas de forma cada vez mais justa, mais solidária, mais humana.
Nesta perspectiva, em períodos de eleição, conhecer todos os candidatos e candidatas aos diferentes cargos disponíveis, sua história pessoal e sua trajetória política, bem como ao direito de escolher aqueles (as) que melhor lhe aprouver é um dever de todos.
O que ninguém acima de dezoito anos de idade deve (pode) fazer é usar o discurso de que o barco vai afundar mesmo (ou já afundou) para abandoná-lo. Lembre-se, um comandante jamais abandona o seu barco, assim como um brasileiro que se preze jamais deixa seu país à deriva.
Avante compatriotas! Vamos conhecer melhor nossos candidatos e candidatas à Presidência da República, ao Senado, à Câmara dos Deputados Federal e Estadual. Vamos fazer a nossa parte e, mais, cobrar posteriormente, porque nossa responsabilidade não termina com nosso voto, pelo contrário, aí é que ela tem início.
Como diz a propaganda do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) “Nosso acompanhamento e cobrança de competência, compromisso e coerência entre os discursos e as ações efetivas daqueles que escolhemos para nos representar durante todo o seu mandato é fundamental”. Ou como dizia Pablo Neruda “Você é livre para fazer suas escolhas, mas é prisioneiro das consequências”.

(*) Wilse Arena da Costa, Doutora em Educação: Psicologia da Educação. Escritora, pesquisadora, palestrante e membro da Academia Rondonopolitana de Letras

- PUBLICIDADE -spot_img
« Artigo anterior
Próximo artigo »
  1. Realmente seria ótimo todos terem esta consciência , mas infelizmente nossa sociedade e formada por pessoas que teve uma educação fragmentada , limitada de conhecimento cognitivo e acima de tudo sem preparo para enxergarem nas entre linhas , muitos não conseguem ver o que esta na luz do sol e outros interpretam de maneira distorcidas os acontecimentos e suas causas e o pior no contesto geral perderam a vontade de participar ativamente no processo geral na qual a sociedade esta organizada .

  2. Infelizmente os caminhos da politica caminham diferente dos caminhos da necessidade da população. Hoje em dia até entendo o que levou o golpe militar, os politicos elitizados só pensão em legislar a favor da classe A, esquecem que são representantes de um país todo e não se importam e, até desconhecem verdadeiramente, os problemas sociais da classe mais pobre. São filhos de ricos que nunca andaram de onibus, nunca andaram a pé por ruas sem policiamento, nunca passaram um dia de fome por não ter dinheiro para comprar um pãozinho, quase todos teve um pai, uma mãe ou alguem responsável 24 horas lhe orientando. Os representantes politicos deveriam ser nomeados pelo povo pelas suas lutas infinitas em favor do povo e não porque lhe deram algum presente em troca do voto. Nenhum politico de hoje escuta o clamor do povo, são autoritários e incapazes de aprovarem alguma lei que realmente melhore a vida do cidadão. Dou como exemplo o desarmamento nacional completo, ficam enrolando no debate, já que muitos politicos são patrocinados pela industria de armas, enquanto tanta gente morre a toa. É muito triste a situação do Congresso Nacional, alguns são donos de planos de saude privada, então vamos piorar o atendimento no SUS para buscarem mais os planos de saude pagos. Alguns são proprietarios de escolas particulares, então vamos dá um ensino publico de pessima qualidade para haver mais matriculas nas escolas particulares deles. Com essas condutas, não existe brasileiro que possa se empolgar ou ter esperança com a classe politica.

  3. Fico feliz com depoimentos dessa clareza, as pessoas se esquivam e generalizam. Criam seus próprios heróis e vilões, sem ao menos saber. essa consciência política deveria formar em sala de aula, ensino fundamental, quem se lembra da matéria OSPB!
    Sou muito novo, mais nascido de uma geração de se importava com as coisas, hoje nossos jovens são alheios a tudo, o que lhe convêm são modismo!

    Parabéns Dra. Wilse, que tenhamos mais e mais artigos dessa natureza!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Baixa do Guaíba revela destruição e prejuízo em Porto Alegre

Este sábado (18) começou sem chuva e com sol em Porto Alegre. A água das ruas já baixou em...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img